A precificação de produtos é um dos pontos principais para estruturar antes de começar a anunciar na internet. Assim, estará assegurando que sua empresa permaneça no mercado e principalmente que cresça cada vez mais. Por isso, nesse artigo vamos te contar os 5 passos para precificar corretamente um produto.Os valores não devem ser copiados de nenhuma outra empresa. Contudo, leve em consideração a competitividade, atratividade e lucratividade entendendo que cada empresa está em uma realidade de investimento e fornecedores.

Para responder a pergunta como precificar um produto, criamos este artigo que com certeza irá te auxiliar no processo. Afinal, produtos que são bem precificados tiram empresas de riscos e os posicionam no mercado. O preço é uma medida estratégica em qualquer negócio seja para aumentar as vendas, a participação de mercado ou rebater às estratégias dos concorrentes. Vamos aos 5 passos para precificar corretamente um produto.

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1. Calcule as despesas para precificar corretamente

A princípio tenha uma planilha que te permita visualizar as despesas da empresa, separando gastos fixos e variáveis. Os custos fixos são os que independente do faturamento se mantém os mesmos. Ao contrário dos variáveis que são esporádicos e muitas vezes depende do volume de venda ara serem definidos.

Para inserir os custos na precificação do produto você pode adorar algumas estratégias como diluir os custos fixos no mix de produtos. Assim, atribui porcentagens de contribuição a cada um. Dessa forma, terá o cálculo de uma estimativa de quantos produtos de cada tipo precisam ser vendidos para pagar a operação da sua empresa.

Outro modo é estipular o preço que resulte em uma margem de contribuição. Logo, retirando os valores fixos e variáveis, o restante é o lucro líquido. Lembre-se de incluir os valores de impostos. 

2. Defina e siga a margem de lucro

Após definir uma margem para que seu negócio permaneça em andamento, não a ultrapasse. Por exemplo, você pode definir um ganho de 30% sobre o custo de cada item. Não esqueça disso na hora de precificar. Esse é um bom indício para decidir se um produto permanece ou não no estoque. Se um item dá prejuízo, você saberá com essas contas.

3. Contabilize o custo por unidade

O valor de cada produto desde a compra, frete, documentação e até o custo do marketplace tem que ser contabilizado. É importante ter esse dado em mãos para que consiga ter uma empresa sustentável e coerente em suas ações. O preço final deve formar um preço que cubra os minutos ou horas trabalhadas, todo custo e gere uma porcentagem de lucro. Somente assim o seu negócio conseguirá se desenvolver.

4. Entenda sobre o markup e a margem de lucro

O Markup é o percentual aplicado aos produtos, isto é, o lucro desejado. Já a margem de lucro é o valor que volta para o caixa após pagarmos todos os custos. Entendendo o que representam para sua empresa, será mais fácil precificar um produto de forma assertiva. 

5. Estude sempre o mercado antes de precificar

Pesquisar para conhecer e entender o mercado que irá ser inserido é vital para começar. Um dos itens a se investigar são as empresas de sucesso do mercado. Então, saiba a quantidade que vende, o que vendem, qual preço e para quem. Com essa pesquisa, você poderá até descobrir erros no seu próprio planejamento a tempo de consertar. Assim também, você conhece mais o mercado e tem novos insights para melhorar e crescer. Se por acaso a pesquisa revelar que o seu preço está muito abaixo do mercado, isso não significa que venderá mais. Mesmo com o preço mais atrativo, os clientes podem ficar desconfiados. Afinal, os clientes também pesquisam para comprar e sabem o quanto os concorrentes estão cobrando. Encontre um preço competitivo e que passe confiança ao consumidor.

Então, esses são os 5 passos para precificar corretamente um produto. Além disso dependendo do seu nicho, você poderá considerar outros passos importantes também. Nada impede de incorporá-los na sua lista para o planejamento da empresa. Inclusive, comente aqui embaixo quais outros pontos considerados importantes nessa fase do seu negócio. Até mais, pessoal!

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