A Buy box compartilhada…

Um dos dilemas de vender é a concorrência de preços nos produtos semelhantes. Eis que descobrimos a internet e decidimos vender online, pela facilidade e até comodidade para os clientes, mas não fugimos da concorrência e ela consegue ficar ainda mais acirrada nos Marketplaces.

Entenda a seguir: 

Quando os marketplaces abrem para sellers venderem seus produtos em seus sites, uma consequência é a grande quantidade de anúncios iguais que existem. Tem muita gente vendendo a mesma coisa por preços diferentes.

Para muitos, atuar com as ofertas separadas por sellers é um problema na usabilidade do site e confunde os clientes. Contudo, deixarei para trazer a realidade da buy box individual em outro post. Vamos ao ponto alto desse tema que trás tantas controvérsias. 

A buy box compartilhada consiste em termos mais de um vendedor na mesma oferta. Com isso, temos uma base mais limpa e com menos anúncios separados, facilitando a visualização do cliente.

Atuam neste modelo a grande maioria dos marketplaces: B2W, Carrefour, Amazon, Via Varejo. O Mercado Livre atua em modelo misto atualmente e o Magazine Luiza está testando o modelo na parte de livros.

Caminha-se entre vantagens e desvantagens da buy box compartilhada:

**Vantagens ao seller:


– Podemos entrar em buy box já relevantes e posicionadas;

– É possível atuar apenas nas sazonalidades.


Além das duas citadas, não vejo mais nenhuma, enquanto do outro lado da moeda a lista parece infinda: 

** Desvantagens ao seller:


– Muita competitividade de preço na oferta, normalmente chegamos a margens negativas;

– Dificuldade em trabalhar estratégia a longo prazo, pois podemos ganhar a posição hoje e perdê-la amanhã;

– Trabalhar a publicidade é arriscado, pois a relevância poderá levar o cliente para outra oferta;

– Existem sellers que entram em ofertas de outros vendedores, atrapalhando as estratégias feitas;

– Vendedores com produtos similares entram em buy box;

– Erros de Match. O match, na grande maioria, é feito via EAN, e, em muitos casos temos um EAN de um produto individual utilizado em anúncios de kit. Com isso, o portal reflete uma oferta com preço mais baixo, sem distinguir a diferença entre os anúncios, podendo causar prejuízo ao seller.

Pela minha experiência e opinião, o modelo que os sellers preferem atuar é o de Buy box Individual, mas temos que nos adaptar e também participar da Buy box Compartilhada, para poder ter mais alcance em nossos anúncios e melhorar nossas performance nos canais, utilizando as técnicas e ferramentas que temos à nossa disposição. 

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