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Gosto muito de falar da ansiedade e da expectativa que existe nos clientes quando compram algo. O que muitos não percebem é que nós, como vendedores, também temos expectativas e ansiedades que precisamos aprender a controlar para poder entender nosso negócio e performar nos canais que nos dispusermos a anunciar e vender.

Várias vezes recebemos perguntas e comentários de pessoas que falam: “já tentei de tudo, mas não consigo vender no mercado livre…” Ou: “já anunciei em todos os canais, mas não consigo vender…”. Isso é muito comum e tem uma resposta simples: a base não foi construída da forma correta. 

Pior ainda quando o seller acha que “sabe tudo sobre mercado” e não quer “perder tempo” para rever os anúncios, palavras chave, títulos, fotos, porque isso vai demorar. Mas não entende que, se não diagnosticar a empresa, analisar a base e, a partir de então, criar o fluxo da empresa, não vai conseguir performar de forma ideal nas vendas online. 

Vamos levantar alguns dos pontos fundamentais que a organização da base do seu negócio acarreta:

1. Você evita o retrabalho

Ao diagnosticar o seu negócio, escolher o que vender, onde vender e como anunciar, vai conseguir estruturar o seu fluxo. Com isso, consegue criar a base de forma correta e escolher de forma mais eficaz desde seu ERP, até Hub, Integrador, Plataforma para loja virtual, entre outras escolhas.

Quem faz mal feito, faz muitas vezes. Essa máxima é fundamental para as empresas que querem vender online.

2. Os erros são minimizados

Quando você analisa e consegue criar um plano de ação para estruturar seu negócio, isso significa cuidar da base. Com isso, minimiza os erros que podem acontecer ao agir por impulso e sem organização.

3. Você aproveita o que fez uma vez para vários marketplaces

A partir do momento que seu produto está cadastrado de forma correta, no local correto, com o sistema ideal para o seu negócio, consegue duplicar e replicar isso para vários canais de forma praticamente automática. Só com isso, vai ganhar tempo e conseguir performar melhor em todos os canais.

4. Os canais operam em igualdade

Ao ter a estrutura pronta, os canais passam a ter as ofertas realizadas e precificadas de forma correta e, com isso, os canais passam a operar em igualdade. Você só vai precisar sempre acompanhar como o produto está performando e como seu concorrente está se comportando em todos os canais, participar das eventuais campanhas e trabalhar como um grande estrategista dentro do seu negócio.

5. Suas ofertas anunciadas estarão maximizadas

A partir daí, vai conseguir entender o comportamento de sua empresa como um todo e a performance de cada uma das ofertas em cada canal de vendas. 

6. Consequência: você venderá mais!!!

Não tem segredo: a partir do momento que fez a organização da base de seu negócio, vai vender mais e vai conseguir ter muito mais performance em todos os canais.

Depois que a base estiver construída, você parte para a otimização para cada um dos canais. 

Vale ressaltar que não estamos falando de um método engessado. O processo que trabalhamos é cíclico. Isso porque os Marketplaces mudam as regras muitas vezes durante um ano. Além disso, o comportamento dos clientes e de nossos concorrentes também muda a todo momento e temos que nos adaptar.

Ser empresário, hoje, é um desafio diário e um processo de aprendizado contínuo, no qual vai vencer aquele que entender que é preciso estar um passo à frente para alcançar os objetivos.

Agora responde pra mim:

✅ Você já ajustou a base da sua operação?

Comente abaixo ou mande uma mensagem. Sua opinião é muito importante.

Vamos pra cima!

Grande abraço,

Alexandre Nogueira


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