3 etapas essenciais de uma operação de vendas que não precisam tomar seu tempo mais do que o necessário.

Emissão de nota fiscal, logística e controle de estoque. 3 etapas que podem fazer toda a diferença na hora das vendas e que tomam um tempo considerável. Mas existe uma maneira de otimizar isso.

Quando uma pessoa decide começar em uma operação de vendas, geralmente ela pensa em alguns fatores como, poder ser seu próprio patrão, conseguir um lucro considerável, seja para se manter, para sustentar quem ama, para viajar, comprar alguma coisa que deseje, etc. As opções e os motivos são dos mais variados e vão corresponder as particularidades de cada um.

Mas sempre é importante se lembrar que para atingir o objetivo almejado, o processo tem alguns detalhes que precisam ser levados em consideração porque sem eles não é possível chegar ao objetivo final. Pense por exemplo, em como fazer um bolo. Por mais que o objetivo final seja o bolo pronto, para que isso aconteça a pessoa primeiro vai precisar passar no supermercado para adquirir os ingredientes necessários.

Em uma operação de e-commerce é do mesmo jeito. Ainda que o objetivo principal seja o produto chegar até o cliente, existe um caminho cheio de detalhes para isso acontecer. Quase sempre vão ser muitos detalhes, muita coisa para ser lembrada, o que facilita a ocorrência de um erro caso algum desses detalhes sejam ignorados. E o erro sempre vem acompanhado de uma dor de cabeça para o vendedor, que muitas vezes a maior dor causada, vai ser a de saber que ela poderia ter sido evitada.

Pensando nisso, vou comentar aqui 3 etapas de uma operação que costumamos ouvir muitas reclamações de nossos clientes e passar uma única solução simples para elas.

Emissão de nota fiscal.

Uma etapa essencial para a operação. Tão essencial que inclusive, se não for feita direito pode ter consequências drásticas, como por exemplo a empresa ser acusada de crime sonegação fiscal, receber multas pesadas e como consequência disso, ter sua imagem prejudicada.

Entre outras coisas, a emissão de notas fiscais serve como uma forma de garantia que a empresa está atuando de forma legal perante a lei e pagando seus tributos corretamente. Ela também passa confiança para os clientes, já que esse documento é uma garantia que eles têm em caso de troca ou reembolso.

Para entender melhor sobre questões fiscais e tributárias, você pode assistir o episódio de nosso podcast sobre o tema.

Logística.

Logística cuida da organização, gerenciamento e gestão de uma operação. É importante conhecer o percurso que os produtos passam em sua operação para entender qual a maneira mais eficiente para tratá-lo em cada etapa, gastando o menor tempo possível em cada uma. Poupando assim, um tempo valioso que pode ser utilizado para pensar uma campanha, por exemplo.

Na Universidade Marketplaces, gostamos de falar que a logística serve para realizar o dobro do trabalho na metade do tempo. Para entender melhor sobre a importância da logística em uma operação, você pode ler o artigo que escrevi para o blog E-Commerce Brasil.

Controle de estoque.

Esse item está diretamente relacionado com o anterior, porque o controle de estoque envolve a logística. Um estoque desorganizado e nada prático dificulta muito a expedição. E não só isso, porque além de custar muito mais tempo do que o necessário para encontrar algum produto, por exemplo, as chances de cometer erros são maiores e arcar com esses erros podem ir além do tempo que se perde procurando alguma coisa.

As consequências do erro podem ser das mais variadas, desde reembolso, reenviar o produto, etc. Sempre algo que vai demandar gastar alguma quantidade de dinheiro que poderia ter sido evitada, além de criar uma experiência ruim para o cliente. Essa consequência pode ser considerada “a mais cara”, já que um cliente com experiência ruim, além de não voltar a compra de novo com o vendedor, geralmente também faz questão de prevenir que outras pessoas passem pelo mesmo e costumam ser eficientes em fazer campanhas negativas para a marca e/ou loja para terceiros.

Mas afinal, como faço para otimizar essas 3 etapas?

Com certeza você já percebeu que um errinho, por menor que ele possa parecer, pode escalar para uma grande dor de cabeça. Por isso mesmo é importante tentar antecipar esses erros para conseguir evitá-los.

Se você quer uma operação otimizada e eficiente, recomendo que se inscreva na Imersão Bling que acontece nos dias 18 e 19 de junho. Na Imersão, você vai ver como automatizar as funções da sua loja com emissão de nota fiscal facilitada, gerenciamento de estoque e integração com vários marketplaces. Praticamente toda a informação necessária do seu negócio em um só lugar. Garanta o seu ingresso e veja suas vendas triplicarem com uma operação completamente otimizada.

E você? Tem dificuldade em alguma dessas etapas? Deixe suas experiências ou dúvidas aqui nos comentários que qualquer coisa, alguém da minha equipe vai entrar em contato.