4 benefícios que o código EAN pode trazer para sua operação

Entenda a importância do código EAN para seu sucesso e visibilidade marketplaces. Descubra como essa identificação pode otimizar suas vendas e aumentar seus lucros.

hand using manual scanner bar code with scan price 2023 11 27 05 17 16 utc - Universidade Marketplaces

No mundo do e-commerce, a precisão e a confiabilidade dos dados são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Nas plataformas de venda, onde milhares de produtos são oferecidos diariamente, destacar-se exige mais do que boas descrições e preços competitivos; é necessário garantir que os produtos sejam facilmente identificáveis e pesquisáveis. O código EAN (European Article Number) desempenha um papel crucial nesse contexto. Ao padronizar a identificação dos produtos, ele não apenas facilita a gestão do catálogo, mas também melhora a visibilidade e a confiança do consumidor, aspectos essenciais para maximizar vendas e otimizar a logística dentro dos Marketplaces.

O Código EAN é um padrão internacional de identificação de produtos que utiliza um código de barras para representar uma sequência numérica única. Essa sequência, geralmente composta por 13 dígitos, é utilizada para identificar cada item comercializado, seja ele um produto individual ou um conjunto de produtos. O EAN é amplamente adotado em diversos setores, desde supermercados até lojas online e é parte fundamental da cadeia de suprimentos global. Podemos fazer uma analogia em que “o código EAN seria um equivalente ao RG ou CPF dos produtos”, guardado em suas devidas proporções.

Benefícios do Código EAN
1. Facilitar a Gestão de Estoques

Um dos principais benefícios do Código EAN é a otimização da gestão de estoques. Ao utilizar um código único para cada produto, as empresas conseguem monitorar com precisão a entrada e saída de mercadorias, reduzir erros humanos e minimizar perdas. Isso se traduz em uma operação mais eficiente, com reposição de estoques mais rápida e maior controle sobre o inventário.

A adoção do Código EAN resulta em operações mais eficientes e menos suscetíveis a erros. A automatização de processos, como a entrada de dados e o controle de estoque, permite que as empresas concentrem seus esforços em áreas estratégicas, como marketing e inovação, ao invés de se preocuparem com problemas operacionais.

2. Melhorar a Experiência do Cliente

Para os consumidores, o Código EAN oferece uma experiência de compra mais fluida e rápida. Nos pontos de venda, os códigos de barras EAN permitem que os caixas registrem os produtos rapidamente, reduzindo o tempo de espera nas filas. Além disso, em plataformas de e-commerce, o EAN facilita a busca por produtos específicos, ajudando os clientes a encontrar exatamente o que procuram.

O EAN também contribui para aumentar a confiança do consumidor. Com a possibilidade de verificar a autenticidade de um produto através do código de barras, os clientes se sentem mais seguros em suas compras, o que pode resultar em maior fidelização e melhores avaliações para a marca.

3. Conformidade e Regulamentação

Em muitos setores, o uso do Código EAN não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma exigência regulamentar. Muitas indústrias, como a alimentícia e a farmacêutica, exigem códigos de barras EAN para garantir a conformidade com padrões internacionais de segurança e rastreabilidade. Com um código único associado a cada item, é possível rastrear o percurso de um produto desde o fabricante até o consumidor final. Isso não só aumenta a transparência para os consumidores, mas também ajuda as empresas a identificar e resolver problemas rapidamente, como recalls ou questões de qualidade.

4. Padronização e Compatibilidade Global

Como um padrão internacional, o Código EAN garante que os produtos possam ser identificados de forma consistente em qualquer lugar do mundo. Isso é especialmente importante para empresas que operam globalmente ou que exportam seus produtos para diferentes países. A padronização oferecida pelo EAN elimina barreiras comerciais e facilita a integração com sistemas de parceiros internacionais.

O Código EAN é muito mais do que uma simples sequência de números ou um código de barras; é uma ferramenta essencial para a modernização e a competitividade dos negócios no mercado atual. Sua aplicação vai desde a eficiência operacional até o fortalecimento da confiança do consumidor, passando pela conformidade regulatória e pela facilitação do comércio global. Para qualquer empresa que deseja prosperar em um ambiente comercial dinâmico, a implementação e o uso eficaz do Código EAN são indispensáveis. E para você que precisa gerar um código EAN, fale com nossos parceiros da GS1. Faça uma simulação de como seria gerar esse código para sua operação.

2 comentários sobre “4 benefícios que o código EAN pode trazer para sua operação

1. Eu não tenho loja sou afiliada de uma plataforma tenho um pronto dentro da plataforma q n vendeu ainda , essa informação cabe no meu caso ?

Analise de Conta Vertical - Universidade Marketplaces