4 dicas para otimizar uma campanha na Amazon.

Ter uma campanha otimizada na Amazon traz muitas vantagens como, reconhecimento de marca, aquisição de novos clientes, efeito cascata, etc. Mas você sabe como otimizar uma campanha?

Thumb Mai Amazon1 - Universidade Marketplaces

A Amazon Marketplace vem investindo em sua expansão no Brasil nos últimos tempos, e tem se destacado como o canal que mais cresce aqui no país, por isso, o seller que quer prosperar em suas vendas, naturalmente vai se voltar para a plataforma. E para conseguir se destacar no meio de tantos outros vendedores, é necessário estratégias para ser visto, e uma das mais comuns é otimizar uma campanha.

Dentro da plataforma, estão disponíveis algumas ferramentas que se aproveitadas em sua totalidade, podem trazer muitas vantagens para o seller e sua campanha, como por exemplo:

• Reconhecimento de marca, destacando a marca e/ou produto na página;
  • Aumentar as chances da conversão de vendas;
  • Aquisição de novos clientes, com o algoritmo mostrando o produto para potenciais compradores;
  • E finalmente o efeito cascata que possibilita o aumento da relevância do produto dentro do site com possibilidades de se estender ao restante do catálogo da marca.

Como explorar a campanha ao máximo.

Existem 4 fatores para levar em consideração quando se quer extrair o máximo de uma campanha. São eles:

Captura de tela 2024 05 17 151848 - Universidade Marketplaces

Depois de preenchidos esses 4 pontos, é recomendado ao seller que se atente também as promoções que a Amazon oferece, já que essas são as ferramentas que vão ajudar otimizar a campanha.

Ofertas

Ofertas são preços promocionais oferecidos ao cliente final pelo vendedor através de descontos absolutos. Essa ferramenta recomenda as melhores oportunidades, baseado nas buscas dos clientes, além de recomendar um preço promocional em valor absoluto, baseado no tipo de oferta escolhida que podem ser Oferta da Semana ou Oferta Relâmpago.

Cupons

Cupons são vales promocionais que podem ser utilizados pelo cliente final. O desconto pode ser absoluto ou percentual, sendo o mínimo de 5% em cima do valor do produto.

Utilizar a oferta de cupons costuma aumentar a visibilidade dos produtos, trazer novos clientes e impulsionar as vendas da loja, fazendo com que ela fique mais visível e relevante, já que os cupons são a principal ferramenta que ajuda novos clientes a encontrar determinados produtos.

Descontos exclusivos para clientes Prime

Como o próprio nome já sugere, esse desconto só é oferecido para os clientes filiados ao serviço Prime da Amazon. Algumas de suas diretrizes são: o produto precisa ser do programa FBA (o Fulfillment da Amazon com entrega em todo o território nacional), o produto deve ter avaliação de pelo menos 3 clientes ou nenhuma avaliação, o desconto deve ser de pelo menos 10% do preço não promocional para membros não Prime, etc.

Promoções

Promoções tem por objetivo engajar o cliente a comprar mais de um produto por vez, atribuindo um desconto ou uma segunda unidade no caso da compra. Exemplos:

Desconto
    • Desconto fixo em valor (R$) ou porcentagem (%) em produtos selecionados (Ex: Receba R$ 5,00 de desconto em compras de mais de R$ 25,00);
    • Desconto fixo em valor (R$) ou porcentagem (%) em cada X produtos selecionados (Ex: Economize 30% neste item ao comprar um ou mais itens selecionados);

• Para cada X itens comprados, leve outros itens por um valor reduzido (Ex: Para cada 5 livros comprados, economize 20%).

Compre um, leve dois
    • Compre X itens e receba grátis mais um do mesmo item (Ex: Compre 2 batons e leve 1 de graça);

• Compre X aparelhos e receba grátis um item especificado (Ex: Compre uma assadeira e leve grátis um copo de medida).

E essas são as ferramentas que a Amazon disponibiliza para otimizar uma campanha e consequentemente impulsionar as vendas. Quando usadas de maneira correta, o resultado é evidente. E você, já usa alguma delas na sua conta? Está pensando em usar? Ainda não vende na Amazon? Conte pra gente nos comentários sua experiência com a Amazon ou deixe suas dúvidas que alguém da minha equipe vai entrar em contato com você para respondê-las. E se você quiser saber um pouco mais sobre a Amazon Marketplace, confira o episódio do nosso podcast abaixo, onde falamos sobre a plataforma. Um abraço e até a próxima.

Topo E mail WEEK scaled - Universidade Marketplaces