ORGANIZAÇÃO INTERNA DA EMPRESA COMO SEPARAR FUNÇÕES PROCESSO NO ECOMMERCE E MARKETPLACES FUNCIONÁRIO
Muitos me perguntam como organizo funções e processos internos na minha empresa, e até mesmo como lidar com estas escolhas.
Normalmente opto por separar as funções para que os colaboradores não dependam de outra pessoa para poder terminar seus processos.
Escrever os processos é fundamental, para que você tenha uma uniformidade nas ações do dia a dia, para que em caso de falta de um funcionário, outro consiga seguir o processo e sua empresa não pare.
Normalmente, separo as funções em:
Colaborador:
Impressão de Pedido, faturamento de pedidos em todos os canais de marketplaces (Mercado Livre, B2W, etc…).
Colaborador 2:
Expedição, recebimento de produtos, conferência, contagem, pick and pack, envio dos produtos;
Colaborador 3:
Todo processo de pré venda, e pós venda antes do envio, resposta de mensagens e perguntas. Todas ligações são atendidas por esse colaborador.
Colaborador 4:
Pós venda e SAC, todo processo que envolva mercadorias que já foram enviados, troca, extravio, cancelamento, erros, insucesso de entrega, 100% é feito por esse colaborador.
Colaborador 5:
Todo processo de cadastro de novos produtos, criação dos kits, alteração de preços, estoque, envio de itens aos canais de venda.
Colaborador 6:
Compras, Financeiro e Comercial. Normalmente o ideal é ter o financeiro separado de compras, as em empresas menores não conseguimos dividir tudo.
Pode parecer dificil chegar a uma estrutura desta de empresa, mas muitas funções que separei podem ser unificadas diminuindo a necessidade de tantos colaboradores. Claramente você precisará de um software para poder otimizar o tempo entre funções.
Grande Abraço.
Att
Alexandre Nogueira
Fundador Universidade Marketplaces
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