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A internet é um caminho muito bom para vendas, te dá uma escala toda, dá toda a visibilidade, mas você precisa entrar preparado e entender que é um negócio, como se fosse abrir uma sede física. É o mesmo trabalho, a mesma responsabilidade, só que tem um ambiente digital, se você não entra com essa mentalidade empreendedora, começam a vir os problemas.

O que enxergamos de tendências por Marketplace, entendendo todas as mudanças que tivemos, de fulfillment, de sistemas de pagamento, hoje o marketplace promove o fluxo de caixa, parcelamos em 12x e muitas vezes ele espera as doze vezes, eu pago uma taxa altíssima para antecipar esse dinheiro. No Mercado Livre e nos principais canais, já tem antecipação. Então o que temos de tendência e de próximos passos para os Marketplaces e que fique bem claro que o seller precisa estar neles.

É um caminho sem volta, é só entender o momento de cada negócio e em quais negócio você vai se dedicar. Se você entender o movimento, qual que é o grande limitador que a gente tem? É crescer e receber rápido.

Então qual que é o movimento natural que a gente tem nos marketplaces, dependendo do canal o seller chega em um limite, você tem milhares de reais para me entregar como venda, só que eu estou batendo no teto, porque eu não tenho dinheiro, eu não consigo comprar para atender efetivamente. Então os marketplaces foram para essa linha. O Mercado Livre hoje está com um repasse em D+2, que a gente chama, entregou pelo Mercado Envios você recebe dois dias depois. Se você pegar, que a média de entrega, que é mais de 70%, das entregas do fulfillment do Mercado Livre, acontecem em 24 horas, ele acabou de entregar um fluxo de caixa para o vendedor de 3 a 4 dias recebendo o dinheiro. Então se ele compra em 15 dias, ele pode vender R$5 Milhôes no mês sem ter um real, desde que o seller consiga entregar para ele com velocidade.

A B2W tem um repasse a cada 15 dias praticamente e tem o crédito que eles estão dando. O Magalu lançou semanal, toda quarta-feira, pinga dinheiro na conta. Vamos falar que você fica no máximo com fluxo de dez dias, pelas minhas contas em média que a gente tem de recebimento. Então isso é uma tendência.

A gente fala que tem duas coisas que são fundamentais em Marketplace, que é a logística, isso todos estão indo para ter suas próprias logística e vender rápido. Então eu preciso vender rápido e  resolver o problema logístico, que é o que acontece no Brasil, que é um país gigante, entregar no Brasil é complexo. Então os marketplaces estão indo muito para essa linha logística e aí mais uma vez, vai ficando mais fácil de você conseguir ter uma estrutura em cima disso, não fácil de vender, a gente sempre tem a disputa, sempre tem o mercado. Mas vai ficando mais fácil.

Uma mudança que tivemos, são os lojistas físicos indo demais para o mundo online, dobrou a necessidade dos compradores, trazendo toda aquela sensação de aprendizado, as pessoas acham que estão comprando ainda no Magalu? Com certeza e vão continuar achando, porque a cada dia que entra um novo comprador ele é o Magalu. Então o Magalu fez uma série de ações para mostrar que independente de ter vários vendedores dentro do marketplace, confia no Magalu, porque quem está com o Magalu ganha. Então esse movimento é muito forte.

E considerando que o trabalho dos marketplaces é reduzir a sua dificuldade e começar a trabalhar para você junto com você, então ele está falando pra você o seguinte, olha, eu não vou escolher o produto para você, posso até te ajudar com algumas estratégias de escolher os produtos para você, mas você vai escolher o produto e eu vou te levar na frente, na boca do gol.

É muito louco quando a gente olha essa perspectiva, mas é exatamente isso que acontece na internet. Melhor ainda,  quando a pessoa procura uma palavra chave, então ele está entregando de bandeja um público que quer comprar o seu produto, é o público mais óbvio que a gente têm.

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