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O e-commerce cresceu, aumentou de volume mais de 47%, essa é a maior alta em 20 anos, o comércio eletrônico não tinha aumentado tanto assim. Esses números ainda nem são os números finais da apuração, porque ainda não saíram os números finais do segundo semestre de 2020.
Vários fatores levaram a isso, o e-commerce já vinha subindo e ganhando uma expressividade muito grande, então já estava chegando próximo aos 100 milhões de faturamento dentro do mundo do e-commerce, mas ainda representava 5% de todo o faturamento do varejo, comparado ao varejo físico, que ainda é muito maior. Só que em 1 ano, com todos os cenários que nós tivemos, mais de 6 milhões de novos compradores vieram para o e-commerce e com isso nós consolidamos um crescimento, emplacamos um número muito grande quando a gente fala de vendas pela internet. Então hoje o e-commerce representa 10% do varejo físico.
Pontos que saem na mídia, que a gente começa a ver o tempo todo na mídia. O Livecommerce, a Americanas têm puxado essa livecommerce, que é um jeito de vender. Tem aquele movimento Polishop e Shoptime, é o movimento que tem acontecido já nos Estados Unidos, que são dos próprios sellers fazerem a venda de seus produtos em Lives, isso mostra mais uma tendência que a gente vai ter para 2021. As vendas dos PMEs triplicaram no Natal, número agora do Natal de 2020. Se você pegar o resultado da Black Friday, no ecommerce foi positivo e no varejo físico foi negativa. Vendas de Produtos de limpeza, o que consolida que existe oportunidade para todos os segmentos.
É por isso que os negócios físicos estão também focando cada vez mais em vender online, não foi só o movimento da quarentena, ela só intensificou esse movimento, ela só trouxe para a realidade uma necessidade que já existia, e que para muitos negócios não era uma prioridade. Assim como a vinda de novos concorrentes para o mundo online, para nós que sempre estivemos online e nós temos vários exemplos assim, de vendedores que nasceram online estão lá até hoje, faz com que a gente tenha que melhorar o nosso desempenho também. Afinal estão vindo muitos bons empresários do mundo físico, super estratégicos, super esforçados que estão vindo pra online, e se a gente marcar bobeira, com toda a certeza do mundo, a gente vai ter problema. Problema nesse desempenho, quando a gente fala em crescimento, em manter uma estabilidade dentro do nosso negócio.
Então, por isso é interessante você analisar sempre os 2 lados, ninguém está dizendo aqui que só tem espaço pra quem tá vindo, ninguém quer dizer que só tem espaço pra quem já está lá no online. Tem espaço para todo mundo, mas tem a profissionalização, que vai ser cada vez mais necessária.
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