Esses erros podem acabar com o seu negócio, assim como quase acabou com o meu negócio após eu ter perdido 350 mil reais.

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Quando eu cometi esses erros.

Em 2016 eu cometi erros de planejamento quando tentei colocar um produto novo pra vender que quase acabou com o nosso negócio. Esse produto foi o hoverboard, aqueles skatinhos que estava muito em alta na época, eu consegui uma parceria com um importador e vi que aquela era uma grande oportunidade para vender ainda mais nos marketplaces.

1º Erro: Não ter pesquisado melhor sobre o produto.

Esse produto como estava começando, era uma novidade no negócio, e esse foi o meu primeiro erro na história. Eu deveria ter pesquisado melhor como eu iria lidar com esse produto mas acabei não buscando isso na época.

2º Erro: Controle de estoque.

Então começamos a vender esse produto por cerca de R$1000 com um lucro de R$300, então o lucro era tremendo! Em apenas um final de semana a gente já tinha vendido cerca de 30 hoverboards… onde isso gerou mais um erro meu. 

Eu não havia pedido 30 hoverboards, então não fiz o controle de estoque eu tinha com o dos marketplaces, aí tive que solicitar mais produtos, logo é mais gasto no capital de giro.

3º Erro: Não estudar melhor o repasse do marketplace.

Como eu comprava com importador, eu tinha que pagar à vista, então na primeira semana eu gastei R$12.000 do caixa, e como eu vendi na B2W eu tinha um repasse de ciclo de 15 dias.

Aí continuando… nós chegamos em um nível de vender 10 hoverboards por dia na nossa loja, nosso faturamento explodiu! Mas com as vendas aumentando, pede mais produtos e com isso mais gastos no caixa.

4º Erro: Planejamento Bancário.

Então sentei junto com meus sócios e conversamos sobre ter mais capital de giro, então decidimos ir no banco para conseguir um empréstimo, e aí também tivemos uma surpresa! O nosso banco tinha nos registrado como MEI, como seríamos MEI com mais de 3 milhões de faturamento? Isso não é possível! Então tivemos que ir atrás de outro meio pois o banco ia demorar 6 meses para corrigir esse erro. 

5º Erro: Não estudar os efeitos ao longo prazo do produto.

Com mais capital de giro na conta, continuamos crescendo e em 60 dias fizemos R$670.000 de faturamento, só que quando fechou 60 dias eu comecei a ter uma explosão de reclamações, onde começou o meu próximo erro.

Começou a ter reclamações sobre problemas no produto como na placa ou na bateria dos hoverboards, e isso começou a gerar muito prejuízo para a empresa. Como era um produto importado, não tinha garantia para troca, então a garantia era completamente da nossa responsabilidade. O produto também era pesado, pesava 12 kg, então o frete era caro para devolver e também para trocar a placa se tornava mais caro que o produto, então aquele produto que tava me dando R$300 de lucro começou a me dar R$400 de prejuízo, onde tomei no total um prejuízo de R$350.000!

Planeje-se!

Então planeje-se bem na hora de colocar um produto para vender, seja bem pessimista sobre o produto para você sempre estar preparado a todos os problemas que aquele produto pode gerar. Se você vende produtos eletrônicos, espere um tempo para ver se aquele produto realmente vale a pena, bote ele pra vender e espera uns 60 dias para ver se esse produto não irá te gerar os problemas que eu tive com o hoverboard.

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