9 Passos para você vender no Facebook
Devido ao aumento do uso do Instagram para vendas e divulgação das marcas, muitas pessoas esquecem do Facebook. Porém, a rede social é ainda a com maior número de usuários do mundo contabilizando mais de 2 bilhões de pessoas e movimentando mais de 28 milhões por ano, então vem comigo nesse vídeo, onde vou te dar 9 passos para vender todo dia no Facebook.
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1º Passo: Faça uma fanpage.
A Fanpage tem o propósito de apresentar a marca e divulgar produtos para converter em vendas.
Preocupe-se com a apresentação da marca ao cliente, por isso, preencha todas as informações necessárias como endereço, site, nome, segmento, horário de funcionamento, etc. Não esqueça de preencher cada dado da página.
Atente-se a identidade visual. Capriche no logotipo, capa, vídeos e posts. Use paleta de cores. Imagens em alta definição. Linguagem correta.
E claro, apresente os produtos na página.
2º Passo: Defina metas.
Não tenha uma fanpage no Facebook somente por ter. Invista tempo em definir metas e como alcança-las na plataforma.
É importante estipular metas para de venda, engajamento e interação com o público para página. Aconselho que mensalmente você reveja as metas e alinhe com o que aconteceu nas semanas anteriores. Vamos falar sobre mais sobre mensurar a frente.
3º Passo: Crie conteúdo e planeje postagens.
Esse passo está junto de definir as metas por que com posts e vídeos interessantes você vai engajar o público e converter em vendas. Não faz sentido criar uma página e não alimentar.
Tenha uma planilha com os melhores dias e horários para postagens. Planeje com antecedência e se possível já deixe pronto para no dia somente colocar no ar.
Para produção desse conteúdo, você terá que conhecer seu público-alvo, linguagem certa e tudo mais.
Uma dica é apostar em pequenos vídeos. Podem gerar muita visibilidade.
4º Passo: Enfatize curtir, comentar e compartilhar.
Hoje fala-se muitos dos algoritmos das redes sociais e como usa-los a seu favor, pois quando pedimos para curtir, comentar e compartilhar é justamente para que a plataforma entenda que o produto ou conteúdo é bom e assim dissemine por si só.
Além de convidar a curtir, compartilhar e comentar, você pode convidar o cliente a dar uma nota para a sua empresa junto um comentário. Também a postar uma foto com o produto e marcar a loja. São meios de o @ da sua marca estar sendo disseminado.
5º Passo: Responda rápido as mensagens e comentários.
Esse passo não significa que você tem que ficar 24h na frente da tela, muito menos responder de madrugada. Tenha delimitado seu tempo de funcionamento descrito na página. Assim dentro desse período responda comentários e mensagens rapidamente.
Atente-se na hora da conversa para escrever de forma correta e clara. Sem gírias ou abreviações. Pense que está falando pela marca e não uma conversa pessoal. Sempre prese pela educação.
Nos comentários, você pode ser mais criativo e usar emojis. Temos exemplo como Netflix que responde de forma engraçada os comentários e tweets. Veja qual estilo de linguagem combina com sua marca e público para aplicar e aproximar-se deles.
6° Passo – Criar uma conta no Facebook Ads
Com o Facebook Ads, você poderá criar os anúncios e também ter acesso aos relatórios para acompanhar o desenvolvimento da campanha. Bem como pontos positivos e negativos a fim de aprimorar.
O impulsionamento requer investimento financeiro para alcançar o público desejado. Não impulsione somente ofertas e descontos. Busque também impulsionar conteúdos relevantes e que vão aumentar a credibilidade da marca.
7° Passo: Criar campanha de vendas para quem engajou na sua marca
Falamos de ter a fanpage, definir metas, produzir conteúdo de qualidade, acompanhar o desenvolvimento da Facebook Ads, e não poderia de deixar de citar a importância de criar campanha de vendas para quem está presente engajado na sua marca, nos seus conteúdos, etc.
Através da análise do público que já te acompanha, do que mais é comentados nos posts, das vendas feitas, você conseguirá criar campanhas de vendas mais assertivas.
8° Passo: Acompanhe as métricas
Acompanhar e interpretar as métricas é vital para alcançar um bom desempenho. Fazendo isso, você poderá entender o que deu certo, que deu errado, qual tipo de pessoa que mais engajou, otimizar as campanhas, gastar com o que realmente trará retorno.
Não faça um anúncio ou campanha e pronto. É preciso acompanhar, verificar, analisar, e mudar se for identificado algo que não funcionou tão bem assim.
Métricas que você deve verificar: alcance, taxa de cliques, pessoas comentando, engajamento, taxa de rejeição, alcance pago. Cada uma delas te dará uma informação importante para se sair melhor na próxima campanha.
9° Passo: Crie promoções exclusivas para seu público fiel
Seguindo os passos que mencionamos até agora, você irá desenvolver um público fiel e defensor da marca. Para manter isso e até mesmo gerar a indicação boca-a-boca, crie promoções exclusivas para sua audiência.
Aquelas pessoas que já acompanham sua marca, vão se sentir especiais, notadas e importantes. Algumas ideias para implementar isso são descontos especiais, frete grátis, cartão de fidelização, descontos para aniversariantes e muito mais. Você pode usar sua criatividade. De repente, enviar um mimo a mais na compra.
Esse tipo de ação aprofunda relacionamento mais individual com cada cliente. Demonstra que sua marca nota cada cliente de forma mais individual e não somente a massa, os números.