28 de junho de 2024
O anúncio dessa parceria trouxe muitas expectativas que vão além das vendas e pode se tornar uma tendência no mundo das vendas online.
Foi anunciado nessa segunda-feira (24) uma parceria entre duas gigantes de seus respectivos países. A Magalu (uma referência no varejo aqui do Brasil) fez um acordo com a AliExpress (considerada uma das gigantes chinesas, pertencente ao grupo Alibaba), onde uma empresa poderá anunciar e vender produtos no site da outra. A previsão é de que a partir do terceiro trimestre desse ano, o “intercambio” já esteja disponível. Estima-se que atualmente as duas empresas recebam mais de 700 milhões de visitas por mês, só no Brasil.
Através de uma nota, o Magalu comentou: “É a primeira vez que o Alibaba, por meio do Aliexpress — uma das maiores empresas de e-commerce do mundo — faz um acordo estratégico com uma empresa fora da China. Para o Magalu, é a primeira vez que seus produtos serão listados e vendidos por meio de outra plataforma de marketplace”.
Além de aumentar o número de vendas de cada uma das plataformas, facilitando o acesso de produtos importados aqui no Brasil e também o de bens duráveis (eletrodomésticos e móveis) na China, alguns especialistas acreditam que essa parceria pode levar estratégias tecnológicas exclusivas para o mercado asiático.
O professor do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da FGV, Rafael Coimbra conversou com o Canaltech sobre esse acontecimento e afirmou: “Apesar do AliExpress não faturar tanto quanto outras empresas, ele tem grande circulação de exposição, estratégias de marketing muito agressivas de gameficação e usam muito a tecnologia para o consumidor ficar voltando para fazer mais compras”.
Coimbra ainda acredita que a parceria pode evitar possíveis importações excessivas através da Remessa Conforme, algo que já comum nas plataformas asiáticas e o Magalu deve adotar com essa parceria. E conclui sua análise dizendo que essa parceria provavelmente vai ser uma tendência que em breve deve ser seguida por outras plataformas, já que para ele, a competição no mundo do e-commerce já saiu do âmbito nacional.
A reação imediata (e positiva) ao anúncio dessa parceria pode ser visto no mercado financeiro, onde as ações do Magalu dispararam 12% na bolsa.
Mais uma vez a máxima de que as mudanças são uma constante no mundo do e-commerce, se faz verdade. Sempre visando melhorar a experiência de quem compra e de quem vende, além de acompanhar as mudanças tecnológicas que acontecem no mundo. Por isso é importante que quer prosperar com as vendas nos marketplaces, sempre estar pronto para se adaptar e nunca ficar acomodado.
Para aqueles que desejam estar em constante evolução, junto com o mundo do e-commerce, vem aí a terceira edição do Uni E-Commerce Week, um evento feito de vendedor para vendedor, onde estarão os maiores Marketplaces do país (incluindo o Magalu), e será passada as técnicas para triplicar os lucros, além das novidades e tendências do mercado. Toque no link e comece a caminhar do lado de quem faz na prática.