Cauda longa: Como um “dinossauro” pode afetar na conversão das suas vendas?

Você já está familiarizado com o conceito de Cauda Longa? Sabe como isso pode ajudar na conversão das suas vendas? Confira o conteúdo a seguir para conhecer mais a respeito dessa estratégia que muitos lojistas usam para atingir o público alvo correto.

seo optimization analysis tools entrepreneurs in 2024 06 26 19 19 28 utc - Universidade Marketplaces

Praticamente desde a pandemia, os Marketplaces passaram a fazer parte da rotina diária dos brasileiros. E do começo da década para cá, é notável o aumento tanto de clientes, quanto de vendedores nas plataformas. Nesse cenário, a competição por visibilidade e conversão é acirrada e uma das estratégias mais utilizadas e com resultados satisfatórios, é a Cauda Longa. Este conceito, amplamente discutido em publicidade, se refere ao uso de palavras-chave mais específicas e menos concorridas para atrair um público-alvo mais qualificado.

Cauda Longa é um termo popularizado pelo escritor estadunidense Chris Anderson em seu livro “The Long Tail” (Lançado no Brasil como: “A Cauda Longa: Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho”). Ele descreve a estratégia de focar em muitos nichos de mercado, que individualmente a demanda é menor, mas quando somados, representam uma parcela significativa do mercado. No e-commerce, isso seria utilizar palavras-chave mais específicas, visando atrair clientes com interesses bem definidos, aumentando assim a chance de conversão.

Imagine um dinossauro.

Uma metáfora muito comum para descrever esse conceito, é a do dinossauro. A cabeça larga representa os produtos e serviços mais populares e genéricos, que têm uma alta demanda e grande concorrência. À medida que segue pelo corpo até a cauda, os produtos e serviços se tornam mais específicos, com menor concorrência, mas ainda assim com uma demanda significativa. Esta estrutura permite capturar segmentos de mercado menos explorados.

Na prática, isso significa que ao invés de competir pelas palavras-chave mais populares e genéricas (geralmente já em domínio das grandes empresas com orçamentos exorbitantes), o foco é em termos de busca mais longos e específicos, reduzindo a concorrência e aumenta a relevância para o público-alvo, melhorando assim a taxa de conversão.

closeup of a small model brachiosaurus on a blue 2023 11 27 05 27 01 utc - Universidade Marketplaces
Cauda Longa na prática.

Utilizar palavras-chave de Cauda Longa atrai um público que já sabe exatamente o que está procurando. Por exemplo, alguém que busca “pedal de bicicleta MTB com clipe” está muito mais propenso a comprar um produto específico do que alguém que busca apenas “pedal”. Isso significa que a conversão é mais provável, pois o visitante já está mais próximo da decisão de comprar.

Como resultado, a taxa de conversão tende a aumentar. Isso ocorre porque os visitantes que chegam ao site através de buscas específicas, têm uma intenção de compra mais objetiva, além de uma disposição maior para tomar a decisão. E ainda tem a vantagem da competição por essas palavras-chave serem menores, o que reduz os custos de aquisição.

Por conta disso, a Cauda Longa é muito usada pelos sellers. E você, já usa a Cauda Longa para vender seus produtos? A taxa de conversão aumentou? Você chegou até um público mais qualificado? Deixe suas experiências com a Cauda Longa nos comentários. Se tiver alguma dúvida também, pode perguntar nos comentários, ou se preferir ainda, fale com alguém da minha equipe. Vamos responder qualquer dúvida que você possa ter.

Analise de Conta Vertical - Universidade Marketplaces