Amazon lança Amelia, uma assistente de IA para vendedores parceiros, com foco em otimização de vendas, automação de anúncios e suporte estratégico. Saiba como a inovação promete revolucionar o e-commerce.

Amelia, a IA da Amazon

A Amazon acaba de lançar Amelia, um aplicativo de inteligência artificial voltado para apoiar os vendedores parceiros na plataforma. A ferramenta, desenvolvida com foco em facilitar o gerenciamento de operações, responde a questões sobre planejamento de vendas, otimização de anúncios e até sugere melhorias visuais, como a criação de vídeos e imagens dos produtos.

Principais Funcionalidades do Projeto Amelia

Amelia foi projetada para ajudar vendedores a melhorar suas operações na Amazon, oferecendo funcionalidades como:

Suporte nas vendas: A assistente responde perguntas sobre tópicos que vão desde a preparação para a temporada de compras até sugestões de otimização de listas de produtos. Ela atua como um guia estratégico para os vendedores, fornecendo dicas e insights personalizados.

Automação e otimização: A tecnologia permite a modificação automática de imagens e a criação de vídeos para anúncios de produtos. Além disso, Amelia pode sugerir melhorias nos anúncios, ajudando os vendedores a aumentarem suas chances de sucesso na plataforma.

Disponibilidade em diversos idiomas: Atualmente em fase beta nos Estados Unidos, a assistente será lançada completamente no país ao longo de 2024, com planos de expansão para outros mercados, inclusive o Brasil, nos próximos anos.

Dharmesh Mehta, vice-presidente de serviços para vendedores da Amazon, destacou que a ferramenta irá evoluir rapidamente para oferecer recomendações cada vez mais personalizadas. Mehta afirmou que Amelia será capaz de prever as necessidades dos comerciantes e até executar ações em nome deles.

O desenvolvimento da Amelia é parte de um esforço mais amplo da Amazon para acompanhar outras gigantes tecnológicas, como a Microsoft e o Google, no campo da inteligência artificial. A empresa vê a IA como essencial para manter sua liderança no mercado de e-commerce e continuar inovando nas operações de vendedores parceiros.

Com o lançamento, a Amazon busca oferecer um diferencial competitivo frente a outras plataformas. A Amelia já está sendo utilizada por vendedores beta nos EUA e promete melhorar a experiência dos comerciantes no marketplace, oferecendo desde insights estratégicos até ações automatizadas. Além disso, a assistente deve se integrar a sistemas de logística, suporte ao cliente e até recomendação de produtos.

O E-commerce Brasil também destacou o impacto da ferramenta nas vendas online, afirmando que a Amelia trará um novo nível de automação para vendedores, permitindo que eles foquem mais em estratégias e menos em tarefas manuais. Essa automação inclui desde o uso de IA para modificar imagens e vídeos até a análise detalhada de performance de produtos.

Com a chegada de Amelia, a Amazon reafirma seu compromisso com a inovação e com o sucesso de seus parceiros comerciais.

4 comentários sobre “Conheça Amelia, a IA da Amazon que promete ser uma assistente para vendedores parceiros.

• Oi Luiz, boa tarde.

Por enquanto, a Amelia ainda está em fase beta de testes para um pequeno grupo de comerciantes nos EUA. A previsão é que em breve deve estar disponível para todos os vendedores nos EUA e até o final do ano, para o resto do mundo. Acompanhe o blog e as nossas redes sociais que vamos trazer mais informações, assim que elas forem aparecendo.