Mercado Livre Black Friday 2024: Dicas, Estratégias e Oportunidades para Alavancar Suas Vendas

Veja as principais estratégias e oportunidades para maximizar suas vendas, além de dicas sobre promoções, cupons, Ads e logística para impulsionar seus resultados!

A Black Friday 2024 no Mercado Livre promete ser uma das mais intensas e estratégicas dos últimos anos. Com inúmeras tendências e insights valiosos, vendedores podem se preparar para maximizar seus resultados e explorar diversas oportunidades. Desde promoções personalizadas até o uso de ferramentas de publicidade, a plataforma oferece uma série de recursos que facilitam o sucesso nas vendas durante esse período.

Tendências e Estratégias de Promoção

O comportamento do consumidor durante a Black Friday mostra que, embora existam diversas intenções de compra, as categorias de maior ticket médio acabam sendo priorizadas. Por isso, é crucial que os vendedores ofereçam não apenas boas promoções, mas também que escolham as estratégias corretas para se destacar.

Tipos de Promoções Disponíveis:

Com 56% dos compradores online afirmando que descontos e cupons os incentivam a comprar mais, criar estratégias de promoção assertivas é fundamental. O Calendário Promocional do Mercado Livre, por exemplo, sugere que os vendedores ofereçam descontos durante campanhas como a Liquida Full e o Descontaço, além da própria Black Friday.

Promoções Criadas pelo Vendedor

Além das promoções sugeridas pela plataforma, os vendedores têm autonomia para criar suas próprias campanhas. Isso inclui:

• Oferta Personalizada: O vendedor define os descontos e a duração da promoção por até 31 dias.

• Cupons: Com opções de cupons automáticos ou de código, os vendedores podem personalizar as mecânicas de suas campanhas e escolher os produtos participantes.

• Descontos por Quantidade: A oferta de descontos progressivos por volume de compra pode ser uma excelente maneira de aumentar o ticket médio das vendas.

Cupons e Descontos

Uma das estratégias mais eficazes, segundo o Mercado Livre, é a criação de cupons, que podem ser automáticos ou com código. Cupons de valor fixo ou percentual são ferramentas que aumentam a conversão e incentivam compras maiores. Além disso, os cupons ficam visíveis em todas as etapas da compra, melhorando a experiência do cliente.

Publicidade e Visibilidade

Com mais de 78 milhões de visitas diárias e 62 mil buscas por minuto, o Mercado Livre oferece uma plataforma robusta para quem deseja investir em publicidade e potencializar seus resultados. Durante a Black Friday, investir em Ads pode gerar um crescimento de até 4,4 vezes no faturamento, conforme indicam as estatísticas do próprio marketplace.

A plataforma também incentiva o uso de Clips, uma ferramenta de vídeos que ajuda a aumentar a visibilidade e a conversão dos anúncios. Com vídeos gratuitos gerados por inteligência artificial, é possível criar um conteúdo de qualidade para destacar os produtos.

Logística e Coleta

Para garantir entregas rápidas e eficientes, o Mercado Livre recomenda que os vendedores utilizem o FBA (Fulfillment by Amazon) e fiquem atentos às datas de corte do Full para a Black Friday. O fechamento ocorrerá entre 28/11 e 01/12, com o retorno das atividades no dia 02/12. Por isso, é importante que os vendedores adiantem o envio de seus produtos ao Centro de Distribuição (CD) para evitar desabastecimentos.

Além disso, a plataforma oferece coletas aos sábados, domingos e feriados, proporcionando mais agilidade nas entregas e melhor exposição para os vendedores.

Calendário de Coletas da Black Friday 2024

A Black Friday é uma excelente oportunidade para alavancar suas vendas no Mercado Livre, mas exige preparação estratégica. Desde a criação de promoções até o uso de ferramentas avançadas como Clips e Ads, cada detalhe pode fazer a diferença. Não deixe de se preparar com antecedência e acompanhar as tendências para garantir o melhor desempenho.

Quer mais dicas e suporte exclusivo para maximizar suas vendas no Mercado Livre durante a Black Friday? Torne-se nosso mentorado na Universidade Marketplaces! Com nossa ajuda, você terá acesso às melhores estratégias e consultorias personalizadas para atingir seus objetivos.

Tá curtindo o conteúdo? Nos siga nas redes sociais.