8 de abril de 2025
As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras que atuam no comércio eletrônico começaram 2025 com força total. No primeiro trimestre do ano, essas empresas movimentaram impressionantes R$ 1,3 bilhão, segundo dados da Nuvemshop. Com um aumento de 37,5% no faturamento em relação ao mesmo período de 2024, o desempenho indica uma clara tendência de consolidação e crescimento no varejo online para esse segmento.
O crescimento expressivo das PMEs no ambiente online é resultado de uma conjunção de fatores. Entre os principais estão:
Digitalização acelerada: Mesmo após a pandemia, muitos pequenos empreendedores continuaram investindo na presença digital, otimizando suas lojas virtuais, ampliando canais de venda e explorando ferramentas de marketing digital.
Profissionalização da gestão: Plataformas como Nuvemshop, Shopify e ERPs como Bling e Tiny ajudam os empreendedores a controlarem melhor estoque, logística e vendas, o que se traduz em uma experiência mais eficiente para o consumidor.
Expansão dos meios de pagamento e logística: Soluções de pagamento simplificadas e serviços de entrega mais acessíveis tornaram o processo de compra online mais fácil para o consumidor final.
Consumidor mais aberto às PMEs: A crescente busca por marcas autênticas, personalizadas e sustentáveis vem favorecendo as pequenas empresas, que conseguem oferecer produtos diferenciados.
A liderança em faturamento ficou com o setor de moda, que movimentou R$ 443 milhões no período. Em seguida, vieram os segmentos de saúde e beleza (R$ 144 milhões), casa e decoração (R$ 132 milhões), alimentos e bebidas (R$ 104 milhões) e acessórios (R$ 99 milhões).
Esses setores são tradicionalmente fortes no varejo online, porém, o que chama a atenção é o crescimento consistente e estruturado dos pequenos vendedores que operam nesses nichos.
Outro ponto essencial para entender esse crescimento é a mudança no comportamento do consumidor. Os dados apontam que os brasileiros estão comprando com ticket médio de R$ 245 e que o número total de produtos vendidos superou 19,5 milhões de unidades.
A preferência por lojas que entregam com agilidade, têm boa reputação e oferecem uma boa experiência de navegação e atendimento está se tornando cada vez mais decisiva.
Para os próximos meses, algumas tendências devem continuar aquecendo o mercado:
Se você já fatura entre R$ 30 mil e R$ 100 mil por mês com sua loja online, esse é o momento de escalar. Veja algumas ações que podem te colocar no grupo dos que estão crescendo:
O faturamento de R$ 1,3 bilhão no primeiro trimestre de 2025 mostra que as PMEs estão mais preparadas, profissionais e competitivas no e-commerce. Com estratégias certas, tecnologia aplicada e foco no consumidor, é possível transformar operações em verdadeiras máquinas de vendas. E você, já está aproveitando essa onda de crescimento? Se você quer ter uma operação profissional, seus processos também precisam ser profissionais. Você não pode continuar fazendo tarefas que podem ser automatizadas. Inscreva-se na Imersão Bling e tenha a sua operação rodando 100% automática, 24h por dia.
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Referências: