📢 Vou começar com uma pergunta: você acha que os marketplaces ainda têm espaço para quem está começando? 

Essa pergunta veio do nosso box semanal de dúvidas do Instagram. 

Ao olhar para números, a quantidade de sellers é interessante para os canais, mas, quanto maior o número de sellers, pior para aqueles que já são e melhor para os marketplaces.  

Quando vemos o cenário do Mercado Livre com milhares de vendedores, a B2W superando os 40.000 vendedores, o Magalu com mais de 12.000 vendedores, Carrefour e Via Varejo cada vez com mais agressividade para aumentar o número de sellers. 

Na realidade, pode parecer que não tem mais espaço para lojas físicas entrarem no mercado de Marketplaces e que novos sellers não terão as mesmas oportunidades, porém não é verdade. 

Ainda existe muita demanda não atendida nos canais de marketplaces, seja por preço, atendimento e até falta de determinado produto. 

Quando o seller pensa em competitividade, não pode esquecer da regra de Pareto, dos 80/20, ou seja, 80% de suas vendas de concentram em 20% de seus produtos (https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_de_Pareto). 

Se a pergunta fosse direcionada de outra forma, ou seja, se está cada vez mais complexo vender bem nos marketplaces, em razão de ter que aplicar cada vez novas estratégias, a resposta seria positiva. 

Quando comecei a vender, em 2009, era fácil vender com pouco esforço. Atualmente, precisamos buscar diferenciais competitivos nos quais a qualidade no produto e no atendimento, as estratégias de cauda longa com a base e otimização trabalhados de forma eficaz cada vez precisam ser mais eficazes. 

O ideal é sempre buscar otimizar e melhorar nossos pontos fortes para ter bons resultados. Exemplo: criar kits de cauda longa. 

O que não tem mais espaço é pra fazer a coisa mal feita e sem buscar se profissionalizar. 

Grande abraço e vamos pra cima! 

 

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