Sabe aquela velha impressão de estar faturando menos, por ter um mix de produtos reduzido nos Marketplaces? Ela pode te confundir em muitos momentos, tome cuidado!

Por que o alerta? Eu explico:
Houve uma necessidade apresentada por um dos nossos mentorados, onde o mesmo possuía um mix pequeno e via na expansão a oportunidade para aumentar o faturamento da sua empresa. Então, fomos entender o que o mercado dizia para os produtos dele, e qual seria a alternativa correta para a tomada de decisão, que estava entre avançar ou recuar.

“Ah Alê, mas porquê estudar o mercado?! É uma questão lógica: quanto mais produtos mais chances de vender e faturar.”

ERRADO! Apesar de parecer óbvio a afirmação não se aplica em todos os nichos, pois existem operações que vendem praticamente o mix completo, tendo seu faturamento final ligado a 80% dos seus produtos. Por outro lado, tem outras que têm a maioria do seu faturamento atrelado a apenas 20% do seu mix.

Como estudar seu mercado e obter respostas dos seus produtos:

Faturamento
Primeiro tenha em mente que existem dois tamanhos variados de mercado para cada nicho. Entenda:

Macro nicho: Mercados amplos, que ultrapassam milhões de vendas por mês. Sendo assim, ao chegar no 50 mil mensal, sabe-se que ainda existe a oportunidade de crescer muito mais

Micro nicho: De pouco valor mensal, onde o faturamento não costuma ultrapassar a 500 mil por ano, são produtos específicos, ou de marca poucas conhecidas

Relevância do futuro produto:
Uma boa maneira de medir relevância do futuro produto a ser inserido no mix é através de plataformas especializadas nesse tipo de atendimento como a Nubimetrics, que eu, Alexandre, uso nas minhas operações, ou ferramentas gratuitas como o Google Trends e o Word Trends.

Check-list antes da tomada final de decisão:

– Você possui capital suficiente para investir nesse momento, ou em momentos futuros? essa inserção de novos produtos foi pensada e planejada?
– Dá pra continuar com produtos do mesmo nicho que já vem trabalhando, ou é melhor migrar para outros rumos?
– Qual a sua relevância no momento atual, dentro dos nichos de mercado que você atua?
– Atenção ao fornecimento: Qual a condição de pagamento, o prazo de entrega, o potencial da marca, e o pedido minimo que você terá que fazer para começar a vender.


No final de toda essa trajetória, lembre-se sempre de respeitar seu dinheiro, e agir com segurança e precisão, investir capital em novos produtos e deixar de comprar itens de curva A para seus negócios nos Marketplaces, não é uma boa jogada!
Você não deve afetar seu faturamento mensal, correndo o risco de atrasar contas, entregas etc, por conta de uma simples aposta.

Bora para cima, mas sem deixar de ter cautela!
Um grande Abraço, Alexandre Nogueira! 

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