A falta de preparo para vender online prejudica as lojas físicas, que precisam se adaptar ao momento atual para sobreviver
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Qual o custo de se acomodar? Com certeza, a maioria de nós nunca imaginou vivenciar o isolamento social e muitas empresas se acomodaram no mundo físico, sem investir nas vendas online.
Construir uma loja física é um milhão de vezes mais complexo do que um negócio online. Consome uma energia enorme e, realmente, o foco de energia tem que ser ali, mas isso pode não ser a verdade absoluta!
Qualquer negócio terá dificuldades, mas nenhum grande negócio começou grande… a grande maioria, um dia, foi um pequeno negócio.
Em um país onde o e-commerce não representa nem 10% do varejo físico, essa pandemia mostra a necessidade de termos o equilíbrio e conseguir vender em mais de um local.
Um negócio nunca descartou o outro. Quem será que está melhor: a Lojas Marisa, que já investia no online com força, ou uma outra loja de departamentos 100% offline?
Ano passado, conversei com uma grande empresa com 5 lojas físicas e com mais de 60 milhões de faturamento por ano, porém, faturava apenas 21 mil reais em vendas online. A preocupação deles era como competir com quem já vendia 8 ou 10 milhões no online, mas esqueceram que, para vender 10 milhões, um dia tem que se vender 100 mil, e que, para se vender 100 mil, tem que se vender 10 mil. Além disso, para conseguir vender 1 real online, tem que anunciar o primeiro produto online!
Acredito que precisamos deixar de lado as desculpas para a falta de ação. Antes da quarentena, a falta de necessidade nos fazia protelar e não buscar evolução, mas, agora, a necessidade bate na sua porta e o que eu quero te perguntar é o que você vai fazer?
Não é complexo vender online, é diferente! Você pode começar pelos marketplaces, como Mercado Livre, B2W (Lojas Americanas, Submarino e Shoptime), Magazine Luiza, Carrefour, Amazon, entre outros, que será um caminho bem tranquilo para quem está começando.
Agir é a palavra que manda!
Faça simples, faça rápido, depois melhore!
Conta aqui como você entende esse momento e, se tem loja física, como tem feito essa adaptação.
Link da matéria da Exame:
Grande abraço,
Alexandre Nogueira
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