Como Funciona o Marketplace da Amazon e 8 Vantagens de Vender na Plataforma

Entenda as principais diferenças entre vender na Amazon e outros marketplaces e saiba como a Amazon oferece vantagens exclusivas para vendedores.

Como funciona e vantagens da Amazon

O Amazon Marketplace é uma plataforma online onde vendedores independentes podem listar e vender seus produtos ao lado da própria Amazon. Ou seja, quando um consumidor entra no site da Amazon para comprar um produto, ele pode estar adquirindo algo diretamente da empresa ou de um vendedor terceiro que utiliza o marketplace para anunciar seus produtos. O comprador pode nem notar a diferença, já que a experiência de compra é integrada e segue os mesmos padrões de qualidade.

Existem dois tipos principais de vendedores no Amazon Marketplace:

Ideal para quem vende produtos em menor volume ou está começando. O plano individual cobra uma pequena taxa por venda, o que torna essa opção mais acessível para iniciantes.

Para quem deseja vender em grande escala, o plano profissional permite o uso de integradores de sistemas, publicidade e promoções, e oferece maior flexibilidade para quem quer gerenciar um grande volume de produtos.

A plataforma também oferece ferramentas que facilitam a criação de anúncios, a gestão de inventário e o controle das vendas, tudo em um ambiente centralizado.

Vantagens de Vender no Marketplace da Amazon
  1. Acesso a um Grande Público

Uma das principais vantagens de vender na Amazon é o acesso imediato a uma vasta base de consumidores. A Amazon recebe milhões de visitas diárias de usuários que confiam na plataforma para suas compras online. Isso significa que, ao listar seus produtos no marketplace, você está automaticamente colocando seus itens diante de um público qualificado e global.

1. Infraestrutura de Logística (FBA)

A Amazon oferece aos vendedores a possibilidade de utilizar o serviço de Fulfillment by Amazon (FBA). Com esse serviço, os vendedores podem armazenar seus produtos nos centros de distribuição da Amazon, que se encarregam do envio e até do atendimento ao cliente. Isso libera o vendedor de preocupações logísticas, permitindo que ele foque em aspectos como vendas e marketing. Além disso, produtos vendidos por meio do FBA são elegíveis para o programa Amazon Prime, o que aumenta a visibilidade e a atratividade da oferta.

1. Programa Amazon Prime

Como mencionado, produtos enviados por meio do FBA ganham automaticamente o selo de Amazon Prime. Esse programa de fidelidade da Amazon oferece frete grátis e entrega rápida para os assinantes. Vendedores que utilizam o Prime costumam ter maior visibilidade nas pesquisas e conquistar mais vendas, já que os usuários Prime tendem a buscar especificamente por produtos elegíveis para o serviço.

1. Buy Box: Concorrência Leal

Um dos grandes diferenciais do marketplace da Amazon é o sistema de Buy Box. Ele permite que vários vendedores ofereçam o mesmo produto na mesma página de produto. Nesse sistema, o vendedor que oferece o melhor preço, tempo de entrega e avaliação de desempenho ganha a Buy Box, ou seja, aparece como a principal opção de compra.

Esse sistema favorece uma concorrência mais justa, onde a qualidade do serviço oferecido ao cliente é tão importante quanto o preço. Os vendedores precisam, portanto, ter uma operação bem ajustada para competir de forma eficaz, mantendo boas avaliações e taxas de entrega rápidas.

1. Confiança dos Consumidores

A marca Amazon é sinônimo de confiança para muitos consumidores. Isso significa que, ao vender na Amazon, sua marca automaticamente se beneficia dessa reputação. Os clientes estão mais dispostos a comprar produtos de um marketplace que conhecem e confiam, o que aumenta a probabilidade de conversão para os vendedores.

1. Ferramentas de Publicidade e Promoção

A Amazon oferece várias ferramentas de publicidade para ajudar os vendedores a aumentar a visibilidade de seus produtos. O Amazon Ads permite criar campanhas pagas para destacar produtos em áreas estratégicas do site, enquanto o Amazon Coupons facilita a criação de promoções e descontos exclusivos. Essas ferramentas são essenciais para maximizar o alcance e impulsionar as vendas, especialmente em períodos de alta demanda, como a Black Friday.

1. Relatórios e Análises Detalhadas

Outra vantagem significativa de vender no Amazon Marketplace são as ferramentas de relatórios e análise disponíveis para os vendedores. Através do Painel de Relatórios, os lojistas podem acompanhar o desempenho de suas vendas, analisar tendências e ajustar suas estratégias com base em dados concretos. Isso inclui informações sobre a Buy Box, tráfego de visualizações de produtos, conversões e muito mais.

1. Suporte ao Cliente

A Amazon é conhecida pelo seu atendimento ao cliente de alta qualidade, e os vendedores no marketplace se beneficiam desse suporte. A plataforma oferece suporte 24 horas para ajudar os vendedores a resolverem problemas operacionais, dúvidas sobre vendas, devoluções, entre outros. Além disso, o serviço FBA cuida de grande parte do atendimento ao cliente, reduzindo o esforço necessário por parte do vendedor.

Desafios de Vender na Amazon

Embora existam inúmeras vantagens, vender no Amazon Marketplace também pode apresentar desafios. A concorrência é acirrada e muitas vezes, o vendedor precisa lidar com margens de lucro reduzidas para competir na Buy Box. Além disso, a Amazon tem regras rígidas de qualidade e cumprimento de prazos, e falhar em atender a esses padrões pode resultar em penalidades ou suspensão da conta de vendedor.

Conclusão

O Amazon Marketplace oferece um ambiente robusto e cheio de oportunidades para quem deseja expandir suas operações no e-commerce. Com vantagens que vão desde o acesso a um público global até o suporte logístico via FBA, a plataforma é um dos canais de vendas mais atraentes do mercado. No entanto, o sucesso exige planejamento, controle de qualidade e uma operação bem estruturada para se destacar na concorrência.