Americanas revelam estratégias para a Black Friday 2024.

Em entrevista, Marco Zolet detalhou as estratégias que a Americanas vai adotar para a Black Friday desse ano, além de explicar as vantagens e importância dos sellers na plataforma.

Thumb Americanas - Universidade Marketplaces

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados pelo comércio eletrônico no Brasil, e para o sucesso da operação, cada detalhe conta. Em entrevista ao portal E-Commerce Brasil, Marco Zolet, diretor de Digital e Marketplace da Americanas, destacou a importância da proximidade com os sellers como um dos principais diferenciais para a edição de 2024. Ele explicou como a estratégia da Americanas está focada em uma integração robusta entre os canais físicos e digitais, além de reforçar a importância de um planejamento antecipado e do suporte contínuo aos lojistas.

Zolet ressaltou que a integração entre o físico e o digital é essencial para otimizar a experiência do cliente. Na Americanas, a estratégia omnichannel permite que os consumidores realizem compras online e escolham como desejam receber seus produtos, seja por entrega em casa, retirada em loja ou pontos de retirada em locais estratégicos. Essa abordagem traz mais flexibilidade e rapidez para o consumidor, algo que é extremamente valioso durante a Black Friday, quando o aumento no volume de vendas pode impactar a capacidade de entrega.

Ele também destacou o papel das lojas físicas da Americanas, que além de oferecerem uma presença de marca próxima do cliente, atuam como pontos de distribuição. Essa integração não só reduz o tempo de entrega, mas também facilita o processo de trocas e devoluções, proporcionando uma experiência de compra mais satisfatória.

Proximidade com os Sellers

Um dos principais diferenciais da Americanas em sua operação de marketplace, segundo Zolet, é a estreita relação que a empresa mantém com seus sellers. Para a Black Friday, essa proximidade é essencial, permitindo que os lojistas se preparem de forma eficaz para o evento.

Zolet ressaltou que a antecipação das necessidades dos sellers é um fator fundamental para evitar falhas logísticas ou rupturas de estoque. A empresa busca identificar oportunidades de melhoria junto aos lojistas, oferecendo suporte personalizado e facilitando o acesso a soluções logísticas para garantir uma experiência de compra tranquila para o consumidor final.

Outro ponto importante da entrevista foi a relevância crescente dos marketplaces no comportamento de compra dos consumidores brasileiros. Zolet mencionou que, em 2024, mais de 50% dos consumidores pretendem utilizar marketplaces, como a Americanas, para realizar suas compras de Black Friday.

Isso destaca a importância das plataformas não apenas como um canal de venda adicional, mas como a principal fonte de compras para uma parcela significativa dos consumidores. A confiança na marca e a ampla variedade de produtos disponíveis nos marketplaces são fatores que atraem os clientes, especialmente em eventos como a Black Friday.

Planejamento Antecipado: A Fórmula do Sucesso

Zolet enfatizou que o sucesso na Black Friday não se constrói da noite para o dia. A preparação para o evento começa meses antes, com planejamento detalhado e negociações antecipadas com os fornecedores para garantir a disponibilidade de produtos. Ele destacou que, para evitar rupturas de estoque, as operações logísticas e o acompanhamento de vendas são intensificados com antecedência, de forma a alinhar as expectativas de entrega com a alta demanda do período.

Uma das lições aprendidas em edições passadas, segundo Zolet, foi a importância de ter um bom controle de estoque e uma comunicação clara com os fornecedores. O diretor também reforçou a necessidade de planos alternativos para imprevistos, como falhas logísticas ou picos inesperados de demanda, que são comuns durante grandes eventos como a Black Friday.

Além do foco no momento da compra, Zolet destacou a importância de um pós-venda eficiente para fidelizar os clientes. Durante a Black Friday, a experiência de compra pode ser decisiva para o cliente escolher ou não voltar a comprar em uma determinada loja ou marketplace. Garantir que os pedidos sejam entregues no prazo e oferecer um suporte ágil para trocas ou devoluções são fatores que ajudam a solidificar a confiança do consumidor.

Zolet comentou que, na Americanas, o time de suporte ao seller também é treinado para lidar com esses picos de demanda, acompanhando de perto a performance das vendas e oferecendo soluções rápidas para eventuais problemas.

A Black Friday também representa uma excelente oportunidade para novos sellers se destacarem no mercado. Zolet explicou que, com a crescente adoção dos marketplaces, pequenos e médios lojistas podem aproveitar o evento para expandir suas operações e atingir um público muito maior. Ele mencionou que, com a preparação certa e o suporte adequado, até mesmo os lojistas menores conseguem competir de forma eficaz durante o evento.

price tags and phone with the inscription black fr 2024 10 15 03 08 26 utc - Universidade Marketplaces

Marco Zolet deixou claro que o sucesso da Americanas na Black Friday depende não apenas de um planejamento robusto e de uma infraestrutura tecnológica forte, mas também da proximidade com os sellers, que são uma parte fundamental da estratégia da empresa. A Americanas cria um ecossistema favorável ao crescimento de todos os envolvidos, o que se traduz em uma experiência de compra superior para o cliente final.

A integração físico-digital, o planejamento antecipado e o suporte aos sellers são os pilares que sustentam a estratégia de sucesso da Americanas para a Black Friday de 2024, prometendo mais um ano de alta performance no e-commerce.

Tá curtindo o conteúdo? Nos siga nas redes sociais.