Como Começar a Vender no Americanas Marketplace do zero: Um Guia Completo

As lojas Americanas são uma empresa tradicional e participando tanto tempo da vida dos brasileiros, foi natural expandirem suas operações para o e-commerce. Descubra como começar a vender no Marketplace deles.

logo americanas vermelho - Universidade Marketplaces

O Americanas Marketplace oferece uma excelente oportunidade para vendedores que desejam expandir suas operações online, com acesso a três grandes canais: Americanas, Submarino e Shoptime. Este guia vai te ajudar a entender os primeiros passos para começar a vender no Americanas Marketplace, desde a estruturação do canal até a gestão de comissões, fretes e repasses.

Estruturação e Diferenciação dos Canais

O Marketplace das Americanas engloba três plataformas principais: Americanas, Submarino e Shoptime. Cada uma dessas plataformas tem características específicas:

• Americanas: Focada em eletrônicos e uma vasta gama de produtos;

• Submarino: Inicialmente conhecida por livros, hoje abrange diversas categorias;

• Shoptime: Famoso por vender produtos com ticket médio mais alto, com presença em TV e online.

Além desses, o Americanas Empresas também faz parte do ecossistema, focando em vendas B2B (Business-to-Business, o processo de transação comercial entre duas empresas, onde uma empresa vende produtos ou serviços para outra empresa, em vez de diretamente para o consumidor final).

Captura de tela 2024 08 14 091701 - Universidade Marketplaces
O ecossistema da Americanas Marketplace
Comissões e Custos de Vendas

As comissões da Americanas Marketplace variam de acordo com a categoria dos produtos, e a estrutura é diferente de outros marketplaces, sendo dividida por departamento:

• 16% para telefonia fixa e climatização;

• 16,5% para linha branca;

• 17% para higiene pessoal;

• 19% para moda e derivados.

Por exemplo, quem vende um produto por R$ 30 em uma categoria com 16% de comissão, depois pagará R$ 4,80 em comissão.

Políticas de Frete Grátis

O frete grátis na Americanas Marketplace é oferecido para itens a partir de R$ 80, que pesem até 30 kg e sejam enviados via Americanas Entregas. Os custos do frete variam de acordo com a nota do Seller Index (indicador de desempenho do vendedor):

• Nota 1 a 3: Sem subsídio de frete.

• Nota 4: Subsídio de 40% no frete.

• Nota 5: Subsídio de 50% no frete.

ATENÇÃO: Manter uma boa reputação é essencial para reduzir os custos de frete e aumentar a competitividade.

O Seller Index é uma métrica crucial que mede o desempenho dos vendedores com base em fatores como atrasos, mediações e cancelamentos. Uma boa pontuação no Seller Index não apenas reduz os custos de frete, mas também aumenta a visibilidade e a competitividade do vendedor.

Vendedores que mantêm uma alta nota no Seller Index (4 ou 5) podem começar a vender com um status elevado, ganhando a oportunidade de se destacarem com selos como Loja Diamante, Loja Ouro, Loja Prata e Loja Bronze.

Repasses e Modalidades Logísticas

Os repasses podem ser quinzenais ou semanais, dependendo da escolha do vendedor. No repasse quinzenal:

• Pedidos enviados entre 1 e 15: Pagamento no primeiro dia do mês seguinte.

• Pedidos enviados entre 16 e 30: Pagamento no dia 15 do mês seguinte.

As modalidades logísticas incluem:

• Americanas Entregas: Utiliza Correios, ponto de coleta e entrega direta;

• Americanas Entregas Pesados: Para produtos acima de 29 kg;

• Fullfilment: Gerenciado pela Americanas, disponível em várias regiões do Brasil;

• Entrega na Vizinhança: Entrega rápida em até 7 km.
entregador roupa vermelha REDZ - Universidade Marketplaces

Vender na Americanas Marketplace pode ser altamente lucrativo se você seguir as práticas recomendadas de gestão de comissões, frete e manter uma boa reputação. Com uma infraestrutura robusta, diversas opções de logística e a vantagem de vender em três grandes canais, o Americanas Marketplace oferece uma plataforma poderosa para escalar seu negócio online. E para entender melhor como funciona o Marketplace das Americanas e dominar as técnicas de vendas que vão te colocar na frente de seus concorrentes nas pesquisas de busca, inscreva-se para a próxima turma do M120K. Além de aumentar suas vendas, você ainda vai estar sempre preparado para as mudanças que acontecem nos Marketplaces.

Analise de Conta Vertical - Universidade Marketplaces