Black Friday 2024: O que esperar e como se preparar para a data mais aguardada do ano por muitos lojistas.

Passamos do meio do ano e agora temos a volta as aulas, dia dos pais, dia das crianças, Black Friday e Natal. Muitos lojistas atualmente afirmam preferir a Black Friday ao próprio Natal. Entenda como otimizar sua campanha para essa data fortemente associada com vendas.

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Estamos começando o mês de agosto e daqui a pouco já tem a Black Friday. Sim, ela acontece só em novembro (esse ano é no dia 29), praticamente 120 dias ou 4 meses até a data. Mas não se engane: pode parecer que a data está longe, mas para um planejamento bem-feito, esses dias podem ser insuficientes para alguém despreparado.

Pensando nisso, Alexandre Nogueira respondeu algumas perguntas sobre a Black Friday desse ano. O que esperar dela e principalmente, como se preparar corretamente para não ser surpreendido quando a data chegar. Atenção para essas dicas valiosas que podem otimizar sua operação para a data que é a mais aguardada por muitos lojistas:

A última Black Friday teve um desempenho decepcionante para os varejistas. O que na sua visão pode mudar esse cenário?

Quando a gente olha o histórico dos últimos dois anos, em 2022 tivemos um acontecimento inédito em que a Black Friday coincidiu com as eleições e a Copa do Mundo. Isso acabou sendo muito prejudicial. As eleições tomaram toda a atenção do país e isso acabou afetando a Black Friday. E em relação a Copa do Mundo, tivemos um início bom do Brasil em campo, o que dificultou a tração da Black Friday, que acabou registrando R$ 6,1 bilhões em vendas, uma queda de 23% em relação ao mesmo período de 2021.

E no ano seguinte, a expectativa era de recuperar esses números de vendas, mas não foi o que aconteceu, tendo em vista que o faturamento desse ano foi de R$ 3,4 bilhões em vendas, representando uma diminuição de 15,1% se comparado a 2022.

Na minha opinião, atualmente o que muda é que estamos em um cenário de aquecimento da economia novamente. A gente sabe os desafios econômicos que nós temos, mas estamos num cenário cada vez melhor. A logística dos canais tem evoluído. Não existem grandes ofertas como havia anos atrás, mas existem ofertas pontuais que sempre são procuradas. Eu acredito que o mercado vai estar pronto para essas ofertas, mesmo com a saída de grandes players. Isso gera uma oportunidade muito grande para os produtos dos sellers dentro do 3P nos marketplaces.

Quais os principais pontos que um comércio deve fazer antes da Black Friday para garantir resultados mais satisfatórios?

Os principais pontos para garantir um bom resultado na Black Friday, independentemente do tamanho da empresa, são planejamentos com antecedência. Planejamento de marketing, planejamento de compra, a escolha bem específica dos itens. Não existe Black Friday de todo o mix de produtos, mas sim de itens muito bem-negociados, seja com a indústria, seja estrategicamente e isso eu acho que é o ponto vital.

Desenhar um marketing, desenhar o cenário positivo, o cenário OK, o cenário ruim, ajuda a tomar decisões rápidas dentro de um período curto, na maioria das vezes em um mês, para conseguir atingir o resultado da Black Friday.

Normalmente o planejamento começa no final de agosto. Em grandes empresas já começam em junho ou julho. Projeções com importação já devem ter sido feitas, porque todos esses fatores ajudam e contribuem para se ter sucesso na Black Friday.

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Nos marketplaces, como fazer um bom anúncio que chame a atenção na Black Friday?

Para fazer uma boa oferta, primeiro tem que entender o canal que se está trabalhando. Cada canal trabalha com um tipo de relevância e dá atenção para determinadas particularidades e pontos. O Mercado Livre por exemplo, valoriza uma boa logística, boas fotos, o clips que é a ferramenta de vídeo dentro dos anúncios e até mesmo descrições de forma bem colocadas para aumentar a conversão do anúncio. Já na Amazon não tem o artifício dos vídeos, mas a própria plataforma indica utilizar uma logística de qualidade, utilizar o selo Prime, etc. Como a Amazon preza pela entrega, é interessante estar dentro do FBA (o serviço de fulfillment deles), porque aí os itens são realmente impulsionados e tem altíssima conversão.  

Então é essencial entender o canal que está trabalhando para poder traçar as melhores estratégias e desenhar a melhor forma de anúncios.

Como escolher os melhores produtos para colocar em promoção?

Quando for escolher o mix e os produtos, é importante saber o objetivo para a Black Friday, ou pelo menos para aquele item em específico.  

É possível nesse cenário eliminar itens de um estoque parado. Esses itens podem fazer parte da Black Friday, mesmo não trazendo um resultado expressivo, até porque eles são finitos. Ao mesmo tempo é possível ser muito agressivo, já que a ideia é fazer o dinheiro voltar para o caixa.

Se o objetivo for a busca por posicionamento, consolidação de um anúncio ou de uma oferta dentro de determinado marketplace, é possível utilizar de forma estratégica itens que sejam de curva A. Eles são facilmente tracionados e acabam trazendo uma mudança e resultado financeiro. Então normalmente é aceito um cenário mais agressivo por um período, mas não um cenário de margem negativa, como costumam ser o caso de produtos para “queimar” ou até mesmo para simplesmente “surfar na onda”, como é o caso dos brinquedos que geralmente têm as ofertas preparadas para o Natal.

Para “surfar na onda”, geralmente são escolhidos 4 ou 5 produtos, normalmente de curva B e C, porque não abrem mão de muita margem ou curva A quando o objetivo é buscar um desempenho de novos itens.

O que afasta os clientes na escolha de produtos na Black Friday?

O que mais afasta os clientes na Black Friday é o medo da oferta não ser atendida. Pode ser uma desconfiança pelo preço estar muito fora do padrão. Nesse aspecto, os marketplaces são uma referência valiosa, porque as empresas confiam muito nas bandeiras dos marketplaces. Outro fator é a insegurança do estoque. Um estoque muito baixo pode levar a uma desistência de compra, mesmo sendo efetivo no atendimento daquele cliente. Também tem a ansiedade. Normalmente, esse é um período em que as perguntas são feitas com maior frequência e devem ser respondidas preferencialmente da mesma forma. As respostas constantes ajudam a controlar a ansiedade do cliente do outro lado. E finalmente o frete. Somado a ansiedade dos clientes, o frete deve ser controlado para evitar desistências de compras.

E você, como está se preparando para a Black Friday? Deixa aqui embaixo nos comentários suas experiências com Black Fridays passadas e suas expectativas com a desse ano. Qualquer dúvida que você tiver a respeito de como se preparar para a data, converse com a minha equipe. Estamos sempre dispostos a ouvir suas dúvidas. Não deixe passar em branco essa data tão importante para o comércio, otimize suas campanhas e vamos vender!

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