De loja física a vendas onlines, e o que é preciso para iniciar no E-commerce e nos Marketplaces
Para ser visto e vender é preciso estar na internet!
Essa frase tem virado um mantra para muitos lojistas. Vender fisicamente está cada vez menos atrativo e continua sendo trabalhoso. Muitos colocam na ponta da caneta o preço do espaço alugado pra loja (que nem sempre possui um ponto próprio), água, luz, funcionários e todo resto que uma loja precisa ter para atrair clientes, como conforto e limpeza.
E os proprietários de lojas veem as vendas online decolarem cada vez mais, vindo à tona a vontade, ou até mesmo a necessidade, de se adaptar. Nós, da Universidade Marketplaces, já atendemos diversas empresas que passaram por esse processo de transição entre o mundo comercial físico e o online, e não deixamos de notar as preocupações em comum, sem notar que, mesmo em meio às limitações e ao novo cenário, a loja física possuía vantagens.
O comércio alocado em um endereço já possui experiência em atendimento, já é normalizado e possui CNPJ ou MEI. Na grande maioria das vezes, tem um estoque amplo à disposição para começar a vender, diferente de vendedores unicamente onlines que, por vezes, começam com um número muito reduzido de produtos em estoque.
Contudo, existem alguns cuidados: ter grande estoque, no início, não é garantia que você não corre o risco de ficar sem produtos, isso pode acontecer!
O ideal é ver se o ERP da sua loja física conversa com o mesmo que será usado nos marketplaces e E-commerce próprio, ou, se possível, buscar pela unificação do sistema da empresa, evitando futuramente conflitos de estoque, sem correr o risco de vender no online e faltar para o cliente na loja física.
Esse tipo de cuidado, ainda, pode ser estendido dependendo da limitação que sua empresa tiver. O respeito entre as duas fontes de vendas precisa existir. Procure fazer, mesmo que manualmente, através de planilhas no excel, a baixa dos produtos: vendeu no online, baixa no estoque da física e vice versa, evitando cancelamentos e atrasos nos marketplaces.
Não se deixe sobrecarregar, e nem sobrecarregue sua equipe
Divida sua empresa entre físico e online. Se possível, contrate alguém para cuidar das vendas em marketplaces. É comum, no início, ter uma equipe mais enxuta, para não prejudicar sua evolução.
E, por fim, comece por Marketplaces. Ao falar de venda online, muitas empresas pensam em E-commerce próprio. Claro que tem suas vantagens, pode ser mais lucrativo, mas, para iniciantes de vendas na web, os canais de Marketplaces são a melhor alternativa. É mais fácil para se posicionar no mercado, de ser visto e vender, pois o cliente do outro lado da tela já possui confiança naquele site e, além de tudo, a logística criada pelos canais é facilitadora para as lojas!
Um grande abraço,
Alexandre Nogueira.
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