Dia dos Pais 2024: Pesquisa da Shopee Revela Aumento no Gasto Médio no Brasil

Pesquisa da Shopee revela os hábitos dos consumidores para o dia dos pais em 2024.

father and son in wheat field child sitting on hi 2023 11 27 05 07 45 utc - Universidade Marketplaces

Uma pesquisa recente da Shopee, um dos maiores marketplaces do Brasil, trouxe à tona insights valiosos sobre os hábitos de consumo dos brasileiros para o Dia dos Pais deste ano. De acordo com o estudo, os consumidores planejam gastar, em média, R$300 na compra de presentes, marcando um aumento significativo de 19,66% em relação ao ano anterior.

O levantamento destacou que 54% dos entrevistados consideram o preço acessível um fator decisivo na escolha do presente. “Embora o preço acessível continue sendo crucial, o aumento na intenção de investimento no presente reflete uma confiança maior na economia e um desejo por presentes de maior qualidade,” afirmou Felipe Piringer, head de Marketing da Shopee.

Piringer também comentou que os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando produtos com maior valor agregado.

Preferências de Produtos

Quando questionados sobre as categorias de produtos, moda lidera com cerca de 50% das preferências, um crescimento de 2% em relação ao ano anterior. Mais de 20% dos participantes pretendem comprar calçados. Outras categorias mencionadas incluem:

• Eletrônicos (22%);

• Artigos esportivos e de lazer (10%);

• Saúde e beleza (10%);

• Acessórios para veículos (5%);

• Outras opções (4%).

Planejamento e Comportamento de Compra

A pesquisa também revelou que 48% dos entrevistados escolhem primeiro o presente para depois procurarem a loja com a melhor oferta, enquanto 32% se importam primeiro com a faixa de preço para depois pesquisarem opções interessantes na internet, um aumento de 4% em relação ao ano passado. Além disso, 15% colocam o preço como prioridade na pesquisa dentro de uma loja específica.

Para o Dia dos Pais deste ano, 33%  planejam comprar os presentes com três semanas ou mais de antecedência, uma queda de 5% em relação a 2023. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve alcançar R$ 7,7 bilhões este ano. Cerca de 27% afirmaram que duas semanas antes da data é suficiente para fazer a compra, enquanto 29% pretendem se antecipar em apenas uma semana, registrando um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Aproximadamente 12% escolherão o presente faltando três dias, um aumento de 2% em relação ao ano passado.

O aumento no gasto médio dos consumidores brasileiros para o Dia dos Pais, conforme revelado pela pesquisa da Shopee, demonstra uma confiança renovada na economia e um desejo crescente por presentes de maior qualidade. Com a moda liderando as preferências e um planejamento antecipado, os consumidores estão cada vez mais criteriosos e bem-informados, utilizando diversas plataformas online para garantir os melhores presentes a preços acessíveis.

Por isso é importante que o seller esteja sempre preparado e antenado para aproveitar ao máximo essas datas sazonais. Caso você esteja perdido em como fazer isso, converse com a minha equipe. Nós vamos te ajudar a aproveitar ao máximo essa e outras datas sazonais que ainda teremos esse ano (não se engane, já passamos do meio do ano, mas muitos vendedores estão aguardando as suas principais datas de vendas do ano). Mas se você já está preparado para o dia dos pais, deixe nos comentários quais suas expectativas para a data esse ano.

Analise de Conta Vertical - Universidade Marketplaces