Faturar mais nos Marketplaces aumentando o mix de produtos ou os nichos? Veja como analisar
Sabe aquela velha impressão de estar faturando menos, por ter um mix de produtos reduzido nos Marketplaces? Ela pode te confundir em muitos momentos, tome cuidado!
Por que o alerta? Eu explico:
Houve uma necessidade apresentada por um dos nossos mentorados, onde o mesmo possuía um mix pequeno e via na expansão a oportunidade para aumentar o faturamento da sua empresa. Então, fomos entender o que o mercado dizia para os produtos dele, e qual seria a alternativa correta para a tomada de decisão, que estava entre avançar ou recuar.
“Ah Alê, mas porquê estudar o mercado?! É uma questão lógica: quanto mais produtos mais chances de vender e faturar.”
ERRADO! Apesar de parecer óbvio a afirmação não se aplica em todos os nichos, pois existem operações que vendem praticamente o mix completo, tendo seu faturamento final ligado a 80% dos seus produtos. Por outro lado, tem outras que têm a maioria do seu faturamento atrelado a apenas 20% do seu mix.
Como estudar seu mercado e obter respostas dos seus produtos:
Faturamento
Primeiro tenha em mente que existem dois tamanhos variados de mercado para cada nicho. Entenda:
Macro nicho: Mercados amplos, que ultrapassam milhões de vendas por mês. Sendo assim, ao chegar no 50 mil mensal, sabe-se que ainda existe a oportunidade de crescer muito mais
Micro nicho: De pouco valor mensal, onde o faturamento não costuma ultrapassar a 500 mil por ano, são produtos específicos, ou de marca poucas conhecidas
Relevância do futuro produto:
Uma boa maneira de medir relevância do futuro produto a ser inserido no mix é através de plataformas especializadas nesse tipo de atendimento como a Nubimetrics, que eu, Alexandre, uso nas minhas operações, ou ferramentas gratuitas como o Google Trends e o Word Trends.
Check-list antes da tomada final de decisão:
– Você possui capital suficiente para investir nesse momento, ou em momentos futuros? essa inserção de novos produtos foi pensada e planejada?
– Dá pra continuar com produtos do mesmo nicho que já vem trabalhando, ou é melhor migrar para outros rumos?
– Qual a sua relevância no momento atual, dentro dos nichos de mercado que você atua?
– Atenção ao fornecimento: Qual a condição de pagamento, o prazo de entrega, o potencial da marca, e o pedido minimo que você terá que fazer para começar a vender.
No final de toda essa trajetória, lembre-se sempre de respeitar seu dinheiro, e agir com segurança e precisão, investir capital em novos produtos e deixar de comprar itens de curva A para seus negócios nos Marketplaces, não é uma boa jogada!
Você não deve afetar seu faturamento mensal, correndo o risco de atrasar contas, entregas etc, por conta de uma simples aposta.
Bora para cima, mas sem deixar de ter cautela!
Um grande Abraço, Alexandre Nogueira!
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