Fluxo de caixa e saúde financeira na Black Friday nos Marketplaces com o Ideris
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Vamos falar sobre saúde financeira e sobre o fluxo de caixa. Existe Black Friday de tudo, então você tem que ver o que você tem de margem, tem que ver o que você tem de estoque, o que você vai querer trabalhar, o que você quer completar. Se você tinha a estratégia de queimar o produto que está parado ou se é trabalhar com a curva A, para conseguir performar melhor. É você entender o que vai fazer, para daí sim atuar, e não sair dando desconto a torto e a direita, nutrindo o teu ego de faturamento. É muito importante ver se eu quero ter um volume de faturamento astronômico e satisfazer o meu ego, ou se a gente quer realmente uma empresa saudável, uma empresa que tenha futuro.
É muito importante dentro do planejamento, a gente ter em mente vários pontos e a escolha de canal também entra nisso. A gente tem os 4 melhores repasses no mercado que estão focados em:
Mercado Livre, que é 2 dias depois da entrega, ele não é o melhor repasse para todo mundo, porque se você é do RS por exemplo, o teu 2 dias após a entrega vai dar uma média de 12 a 14 dias após a venda, é diferente se o vendedor está em SP, que tem uma entrega mais rápida.
Tem a B2W, fecha em 2 ciclos e a gente consegue fazer um esforço muito grande para pegar antes da virada do ciclo, por isso que eu tenho que ter uma expedição muito eficiente na sexta-feira ali para a acelerar, no sábado normalmente a Direct coleta, então você consegue acelerar muito e consegue postar com velocidade.
Tem o Magalu, que está com o repasse antecipado. Então tem um repasse ali que você pode antecipar semanal. O jeito mais fácil de você entender o que você vai receber é, tudo que você vendeu do sábado até sexta-feira, se você postou até a sexta-feira, na quarta que vem estará na sua conta, faz essa conta que você não erra. Isso no repasse semanal, estamos falando de um repasse de no máximo de 7 ou 8 dias.
Tem a Amazon, que se você usar meios que eles rastreiam, o correio é um deles, eles te repassam mais rápido, mas se você usar uma transportadora menor, eles não te repassam rápido o dinheiro, então uma escolha errada de transporte, você pode receber em até 30 dias, então tem que pensar nessa logística.
Então você precisa ver como é que eu recebo dinheiro desse Canal, porque se eu estou pretendendo fazer um volume de 50 mil Reais de venda na Black Friday, eu tenho 50 mil que eu vou receber quando? Até porque, se estamos falando que você tem que colocar os produtos no Full antes do dia 7 de novembro, você tem que ter uma necessidade de capital de giro para segurar pelo menos 50, 55 dias desse estoque. Mesmo vendendo no lugar mais rápido, então quando você entra para esse tipo de análise, você tem que pensar em como é que eu vou pagar, como é que eu vou negociar com o fornecedor.
Dependendo do canal e do produto que você escolheu, você pode ter negociações com os fornecedores sem a necessidade de ser na compra toda, você pode fazer uma negociação diferente para fazer a Black Friday.
Por isso é importante a gente ter um levantamento completo: qual canal, curva A por canal, quando eu recebo, quanto eu quero faturar, o quanto que eu preciso comprar, o quanto que eu vou gastar, qual o fornecedor e quanto tempo ele me entrega. E aí você fala: “Nossa é complexo fazer a Black Friday”, então você pode fazer um mês normal de venda. Se você não tiver no momento de se planejar, se você não está preparado, se você está em um momento que está no teu limite de produto, talvez não seja esse ano a melhor época para fazer a Black Friday.
Então estude a sua empresa, os canais de venda, os produtos e vamos pra Black Friday com consciência e inteligência.
Grande abraço e vamos pra cima!!!
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