27 de junho de 2025
Se tem algo que dita o ritmo das vendas hoje, são dois gatilhos simples: frete grátis e entrega rápida.
Durante muito tempo, os marketplaces trabalharam o frete grátis como um benefício condicionado. Algo do tipo: “Compre acima de R$ 79 e ganhe o frete”. Só que isso está mudando. E de forma muito rápida nos últimos dias.
Os marketplaces estão com estratégias cada vez mais agressivas — o Mercado Livre anunciou redução de até 55% nos custos de envio para o Norte e Nordeste, só para citar um exemplo recente.
Praticamente cada movimento de um canal de vendas, força o outro a reagir o que está causando praticamente uma Guerra Fria do Frete.
Os marketplaces mais agressivos do momento são também os que possuem capital dolarizado ou forte lastro asiático, como é o caso da Shopee, Shein, Mercado Livre e Amazon. Isso permite que eles sustentem campanhas ousadas e ações promocionais mais profundas, mesmo em cenários econômicos complexos.
E quem puxa o ritmo do jogo hoje no país é o Mercado Livre, que continua sendo o canal com o maior volume de vendas no Brasil. O volume de conversões na plataforma, por exemplo, cresceu tanto que já fez concorrentes perderem espaço em faixas de preço intermediárias.
Aqui dentro da Universidade Marketpalces, o reflexo foi direto para nossos mentorados:
E isso não foi sorte. Foi contexto estratégico somado a oportunidade tática.
A Shopee, que já vinha se posicionando bem com frete agressivo, agora entrou no jogo da velocidade. Com a parceria com a Azul Cargo, a plataforma passou a operar entregas em até 24 horas em mais de 60 cidades brasileiras, usando voos diários para reduzir o prazo de entrega de produtos armazenados em centros estratégicos.
Já a Amazon, ao invés de focar só no frete grátis, foram direto na raiz do custo: a logística do seller. A empresa anunciou reduções de até 89% nas taxas do FBA, com envios a partir de R$ 5,65 para produtos até R$ 79. Além disso, entrou com cortes permanentes de até 66% no DBA e até 40% no FBA Onsite.
O grande ponto é que essa disputa entre os marketplaces está abrindo uma janela de oportunidade rara para os vendedores.
Enquanto os canais brigam para oferecer mais benefícios ao comprador — frete grátis com valor mais baixo, logística acelerada, cashback, campanhas temáticas — quem vende ganha alcance, ganha conversão e, principalmente, ganha margem em cima de condições mais vantajosas, o comprador é sempre a prioridade.
Mas para atender esse comprador, os marketplaces precisam de vendedores competitivos. E nesse momento, eles estão dispostos a bancar uma fatia maior da operação para não perder espaço para os concorrentes.
Por isso, não acredito nessa história que algumas pessoas dizem que as taxas do frete rápido vão “voltar pro vendedor” lá na frente. Hoje, o próprio consumidor está disposto a pagar uma parte para receber mais rápido — e os resultados mostram que isso não freia as conversões.
Esse é o momento para estruturar bem sua operação, reposicionar seus produtos com inteligência e surfar o fluxo de tráfego gerado pelas grandes campanhas dos canais.
Porque o verdadeiro “vencedor dessa guerra fria”, não vai ser nenhuma plataforma, mas sim o seller que souber agir com estratégia e aproveitar o momento para aumentar sua margem de lucro.
E para ter as estratégias corretas que vão beneficiar a sua operação no meio dessa “disputa”, garanta a sua vaga para o Uni E-commerce Week 2025.
Os principais canais de vendas do Brasil vão estar presentes no evento, anunciando novidades, além de palestras com o time de especialistas da Universidade Marketplaces que vão entregar as melhores estratégias práticas de aplicação imediata que vão te fazer usar essas novas condições de frete a seu favor, e também posicionamento, escala de vendas e tudo que envolve anúncios, margem, crescimento, etc.
Quem quer vender tem que agir e não só ficar parado assistindo as mudanças do mercado.