Como Começar a Vender do zero no Magalu Marketplace: Um Guia Completo para Iniciantes

O Magalu Marketplace oferece uma plataforma robusta para vendedores, com integração de ERPs, diversas opções logísticas e políticas de frete atraentes. Entenda como começar a vender em um dos principais Marketplaces do Brasil.

Magalu thumb - Universidade Marketplaces

O Magalu Marketplace é uma das plataformas de e-commerce mais robustas e diversificadas do Brasil, oferecendo inúmeras oportunidades para vendedores expandirem seus negócios. Se você está pensando em começar a vender no Magalu, este guia vai te ajudar a entender os principais passos, desde a inscrição até a gestão do seu negócio na plataforma e no final, temos uma surpresa para você.

O Magalu não é apenas uma plataforma de vendas; é um ecossistema vasto que abrange várias áreas, incluindo logística, finanças, e-commerce e muito mais. Empresas como Netshoes, Dafiti e outras fazem parte do grupo, oferecendo um alcance ainda maior para os vendedores. Além disso, o Magalu conta com soluções financeiras como o MagaluPay e o LuizaCred, além de serviços logísticos robustos como o Magalu Entregas e o Logbee.

Parceiro Magalu ou Magalu Marketplace: entenda e diferença

Uma dúvida comum entre novos vendedores é a diferença entre o Parceiro Magalu e o Magalu Marketplace. Enquanto o Parceiro Magalu oferece uma plataforma mais simples, sem integração com ERPs e com comissões menores, o Magalu Marketplace é ideal para quem deseja escalar suas vendas online. No Marketplace, o vendedor tem integração com ERPs, maior visibilidade, acesso a promoções e um suporte robusto para escalabilidade.

No Magalu Marketplace, as comissões variam de acordo com a categoria dos produtos, indo de 14,8% a 20%. Além disso, há uma taxa fixa de R$ 5 para produtos acima de R$ 79. Por exemplo, se você vende um produto por R$ 100 com uma comissão de 16%, o custo total seria R$ 28,23 (R$ 16 de comissão, R$ 5 de taxa fixa e R$ 7,23 de frete).

Os repasses no Magalu podem ser feitos semanalmente ou mensalmente, e os pagamentos parcelados seguem o número de parcelas escolhidas pelo cliente. Se o cliente comprar em 10 vezes, o repasse também será feito em 10 vezes, a menos que o vendedor opte pela antecipação de recebíveis, o que implica em um custo adicional.

Políticas de Frete, Logística e Modalidades de Envio

O Magalu oferece frete grátis para produtos acima de R$ 79, desde que os prazos de entrega sejam respeitados. Para quem utiliza o fulfillment da Magalu, há subsídios de até 75% no custo do frete. É crucial que os vendedores despachem seus pedidos dentro do prazo para aproveitar esses descontos.

As opções de envio são:

• Magalu Entregas: Inclui Correios e agências de envio ultra-rápido;

• Coletas Magalu: Coleta diretamente pela logística da Magalu;

• Tabela de Contingência: Para produtos grandes ou regiões com frete elevado;

• Entrega Local: O vendedor pode realizar entregas na sua cidade ou em regiões próximas.
Reputação e Indicadores de Desempenho

A reputação no Magalu Marketplace é crucial para o sucesso das vendas. Indicadores como atrasos na entrega, cancelamentos, NPS (Net Promoter Score), mediações e contatos com clientes afetam diretamente a posição do vendedor no Marketplace. Manter uma boa reputação garante descontos nos custos de frete e maior visibilidade para os produtos.

O Magalu Marketplace oferece uma plataforma poderosa para vendedores que desejam expandir seus negócios. Com uma infraestrutura robusta, múltiplas opções de logística e um ecossistema diversificado, vender no Magalu pode ser uma excelente oportunidade. Ao seguir as diretrizes de comissões, repasses, frete e reputação, você pode maximizar suas vendas e sucesso na plataforma. E para quem chegou até aqui e quer entender tudo sobre o Marketplace do Magalu, participe do ExpoMagalu que acontece dia 21 agora em São Paulo. Essa é a chance de estar próximo a um dos maiores e mais inovadores Marketplaces do Brasil, além de ser uma oportunidade de turbinar suas vendas.

E você, já vende no Magalu ou quer começar a vender? Conte pra gente nos comentários qual a sua experiência com essa que é uma das principais plataformas de vendas do país.

Analise de Conta Vertical - Universidade Marketplaces