Mercado Livre e Shopee Avançam na Expansão Logística com Novos Galpões em Marília, no interior de São Paulo

Mercado Livre e Shopee chegam em Marília com novos galpões logísticos, melhorando as entregas das duas empresas e gerando empregos na região.

O e-commerce no Brasil continua a crescer de forma exponencial, impulsionado por empresas gigantes como Mercado Livre e Shopee. Ambas as empresas estão investindo fortemente em infraestrutura logística para melhorar seus serviços e aumentar sua participação no mercado. Um exemplo recente dessa expansão é a construção de galpões logísticos na zona Norte de Marília, São Paulo.

As obras de construção dos novos galpões começaram há cerca de 60 dias e seguem em ritmo acelerado. Localizados em uma área de mais de 30 mil metros quadrados, os galpões estão sendo construídos em uma área anexa ao Recinto de Exposições Santo Barion, nas margens da rodovia SP-333. A previsão é que as obras sejam concluídas entre o final de 2024 e o início de 2025. Embora o valor investido não tenha sido divulgado, a expectativa é que a estrutura contribua significativamente para o processo de recebimento e envio de mercadorias, permitindo que as empresas ofereçam prazos de entrega cada vez mais rápidos (incluindo o popular “receba em até 24h”).

Além de proporcionar maior agilidade nas entregas para Marília e cidades vizinhas, a construção dos galpões também deve gerar um número significativo de empregos. Um operário que trabalha nas obras mencionou que o espaço terá capacidade para armazenar milhares de itens, o que demandará a contratação de muitos funcionários para atender à demanda crescente.

Mercado Livre: A Maior Empresa da América Latina

mercadolivre - Universidade MarketplacesO Mercado Livre consolidou sua posição como a empresa mais valiosa da América Latina, ultrapassando gigantes como a Petrobras. Com um valor de mercado de US$ 90 bilhões, a empresa argentina, que começou em 1999 como “Mercado Libre”, tem se destacado não apenas no comércio eletrônico, mas também em serviços financeiros por meio do Mercado Pago. Este crescimento expressivo reflete a expansão contínua da empresa em 18 países, com uma receita reportada de US$ 5,1 bilhões no último ano, superando as expectativas dos analistas.

A decisão de construir um novo galpão logístico em Marília faz parte de uma estratégia maior do Mercado Livre para fortalecer sua infraestrutura no Brasil, seu maior mercado. Esta expansão visa garantir que a empresa continue a liderar o mercado de e-commerce na América Latina, oferecendo serviços de alta qualidade e entregas rápidas, fatores cruciais para manter sua vantagem competitiva.

Shopee: Fortalecendo a Competição no Mercado Brasileiro

Shopee - Universidade MarketplacesA Shopee, por sua vez, está buscando expandir sua presença no Brasil para competir diretamente com o Mercado Livre. A empresa de origem singapuriana tem investido pesadamente na construção de centros de distribuição e na contratação de pessoal. Atualmente, a Shopee opera 11 galpões logísticos no Brasil e planeja aumentar esse número nos próximos meses. O novo galpão em Marília faz parte dessa estratégia de expansão.

Um dos grandes trunfos da Shopee no mercado brasileiro é o fato de que cerca de 90% dos itens vendidos pela plataforma são nacionalizados, o que os isenta de algumas das novas taxações impostas pelo Governo Federal.

Essa vantagem permite à Shopee manter preços competitivos e continuar crescendo no mercado brasileiro. A empresa também planeja aumentar seu quadro de funcionários de 15 mil para 20 mil até 2025, reforçando sua capacidade de operação e atendimento.

Impacto na Economia de Marília e região

A construção dos novos galpões logísticos em Marília não só fortalece a infraestrutura das empresas, mas também traz benefícios diretos para a economia local. O aumento do movimento de caminhões, tratores e outros equipamentos já chama a atenção dos moradores da região, que veem com bons olhos o desenvolvimento econômico proporcionado por essas construções.

A presença de grandes empresas como Mercado Livre e Shopee na zona Norte de Marília tende a valorizar ainda mais a região, que já vem passando por um processo de urbanização e desenvolvimento imobiliário. A expectativa é que a inauguração dos galpões traga novas oportunidades de emprego e contribua para o crescimento econômico da cidade.

modern logistics center with automation and comput 2023 11 27 05 25 29 utc - Universidade Marketplaces

A expansão logística de gigantes do e-commerce como Mercado Livre e Shopee em Marília, SP, reflete a importância estratégica do Brasil no cenário do comércio eletrônico global. Com investimentos robustos em infraestrutura, essas empresas estão não apenas aprimorando seus serviços, mas também impulsionando o desenvolvimento econômico local. A construção desses galpões logísticos é um passo importante para garantir que ambas as empresas continuem a crescer e a liderar o mercado de e-commerce na América Latina. E para saber mais a respeito desses Marketplaces e de outros, inscreva-se para a próxima turma do M120k, o nosso treinamento que vai te ensinar as técnicas de como vender de maneira constante nos principais Marketplaces do país.

Analise de Conta Vertical - Universidade Marketplaces