24 de junho de 2025
O Mercado Ads, braço de publicidade do Mercado Livre, acaba de dar um passo importante rumo à consolidação como uma das maiores plataformas de mídia da América Latina. Segundo anúncios oficiais, o inventário de anúncios agora será exibido em mais de 30 mil sites e aplicativos parceiros em toda a região.
Esse novo ecossistema permite que produtos anunciados no Mercado Livre também ganhem destaque em canais externos, por meio de campanhas que seguem o comportamento de navegação dos consumidores. Na prática, isso amplia significativamente o alcance das campanhas — especialmente no formato de retargeting (quando o anúncio acompanha o usuário fora do ambiente da plataforma).
A estratégia é clara: transformar o Mercado Ads em uma solução de mídia full-funnel, que começa na descoberta e vai até a conversão.
A notícia é animadora para quem já anuncia no Mercado Livre, pois agora é possível alcançar o consumidor em mais pontos de contato, aumentando o potencial de vendas.
Mas junto com essa expansão vem um novo desafio: A concorrência também vai aumentar.
Com mais produtos sendo veiculados em mais lugares, o seu anúncio vai disputar espaço com dezenas (ou centenas) de outros sellers, muitas vezes com produtos semelhantes e preços próximos.
O jogo agora não é só aparecer — é chamar atenção, gerar clique e converter.
Para o seller, esse novo cenário exige mais estratégia e menos improviso. Algumas das dificuldades que já afetam quem anuncia, e que tendem a crescer com esse novo escopo, são:
Com a chegada desse inventário ampliado, o seller que não domina as ferramentas vai acabar pagando caro por anúncios que não trazem retorno.
Para entender como se destacar nesse novo cenário do Mercado Ads — e aproveitar o aumento de alcance sem desperdiçar dinheiro — você precisa participar do Uni E-commerce Week 2025.
Esse é o maior evento sobre marketplaces do Brasil, feito de vendedor para vendedor, com conteúdo 100% prático e voltado para quem vive o campo de batalha do e-commerce.
E entre os muitos temas abordados nas palestras, você vai ter acesso a uma apresentação exclusiva sobre:
Otimização de anúncios nos marketplaces
Como construir campanhas inteligentes e que convertem
Como escalar seus resultados com Ads, mesmo com orçamento limitado
Além disso, você vai estar ao lado de mais de 4 mil lojistas, aprender com os maiores especialistas da América Latina e sair com um plano prático de ação para escalar suas vendas.
A expansão do Mercado Ads mostra que a publicidade nos marketplaces está entrando em um novo nível — mais tecnológico, mais integrado e mais competitivo.
Quem continuar apostando apenas em sorte ou “boost automático”, vai ficar para trás.
Mas quem dominar a arte de anunciar com estratégia e performance, vai aproveitar essa nova fase para crescer mais rápido do que nunca.