Mercado Livre ainda perde na logística?
Recentemente li uma matéria postada por uma empresa de investimentos que abordava como tema a logística realizada pelos canais de Marketplaces B2W, Magalu, e Mercado Livre dando ênfase a comparação, no que diziam ser uma deficiência nos serviços oferecidos pelo ML. Porém a linha de raciocínio seguida para medir tais logísticas era feita a partir das entregas de malha própria, o que dentro de um contexto de Marketplaces não pode ser nomeado como logística completa. Logo não é possível medir qualidade e assertividade sem abranger tudo o que é realizado pelas empresas nesse setor.
Através da visualização do vendedor, fiz um paralelo entre os 3 citados, mostrando que não existirá um vencedor único e sim pontos em que um ganhará do outro. Vale ressaltar que nenhum serviço é perfeito e problemas como Tracking, resolução de situações, entre outros assim como há até mesmo, erros em comuns entre as plataformas, todos estão em evolução.
Veja os mais comuns serviços oferecidos atualmente:
A logística tem suas várias vertentes dentro dos Marketplaces, através da sequência a seguir irei falar sobre as qualidades e deficiências de cada canal.
*Retirada na Loja
– A funcionalidade permite que o cliente compre o produto no site e retire o item comprado em uma unidade
Mercado Livre: O Mercado Livre não possui lojas físicas, e com isso o consumidor atualmente pode retirar seus pedidos em agências dos Correios ou na própria loja do vendedor, este é um ponto onde o Mercado Livre está atrasado. Acredito que o maior avanço neste ponto, poderá ser feito com Armários “lockers”.
B2W: Atuando com retiradas em lojas físicas do grupo, e tem credenciados sellers para serem pontos de retirada de vendas, isso leva tráfego de pessoas as lojas físicas. Este processo está em expansão e acredito que seja o mais avançado.
Magazine Luiza: Testou o modelo com retirada loja da Netshoes nas lojas do Magazine Luiza e está ampliando o programa para sellers já em teste, o Magazine Luiza é um dos mais velozes em ampliações, com isso teremos muitas novidades nos próximos meses…
*Compartilhamento do contrato dos Correios
– Nesta modalidade o Marketplace compartilha seu contrato com o seller e o mesmo posta seus pedidos nos Correios.
Mercado Livre: Possui o Mercado Envios, compulsório aplicado a praticamente todo o mix de itens.
B2W: Possui o modelo B2W Entregas, aplicado de forma compulsória.
Magazine Luiza: Possui o Magalu Entregas, ainda não é compulsório, pois o Magazine Luiza segue a linha de benefício e não obrigação, praticamente não somos obrigados a nada dentro da plataforma, mas se cumprirmos requisitos temos benefícios, e isso se aplica ao Magalu Entregas.
*Modelo de Coletas
– O Marketplace passa para coletar a venda no CD do seller e após consolidar os envios segue com ele.
Mercado Livre: Utiliza transportadores terceirizados atualmente para realizar as coletas, utilizam alguns veículos elétricos isentos de rodízio. Restrito em grande parte ao Estado de São Paulo, e neste ano já iniciaram a expansão para outros estados como Paraná. Um ponto limitante é não possuírem transportadora própria, dificultando a absorção dos custos. Porém o serviço tem sido ativado de forma compulsória em sellers com volumes mínimos estabelecidos, com isso acreditamos que a expansão será grande. Uma vantagem, é a possibilidade de enviar produtos fora do padrão dos Correios chegando a 1,50m.
O Mercado Livre iniciou a operação de pontos de envios, pontos credenciados que recebem mercadoria de sellers com baixo volume, estes pontos ainda precisam melhorar, são pequenos e sem acesso fácil na sua grande maioria, mas esse é um ponto importante para evolução do serviço de coletas a nível Brasil.
B2W: Possui o serviço B2W coleta by direct, muito eficiente, e praticamente atuando em todo o mix, possui um volume mínimo para o seller pode solicitar ou ser convidado ao programa, mas melhor os fretes, traz benefícios em produtos com o selo Prime (ficando mais ativo) e faz uma grande diferença na venda, pois os fretes ficam extremamente atrativos. Por possuírem frota própria e está frota já ser responsável por mais de 90% das entregas das vendas de 1P, a expansão é acelerada.
Magazine Luiza: Possui pouco mais de 350 sellers neste serviço, viabilizou a criação com a compra da transportadora LogBee, e já anunciou que este ano intensificará a ampliação deste serviço, serão utilizados veículos das entregas do e-commerce 1P para entregar produtos em todo o Brasil, mesmo em vendas 3P (Marketplace). Acredito na evolução rápida deste cenário, pois a Frota já abastece lojas físicas e ao mesmo tempo atende as vendas do e-commerce 1P.
*Fulfillment
– O processo completo, onde o Marketplace oferta estoque e faz o envio de produtos para o cliente
Mercado Livre: Mercado Livre: talvez o mais avançado neste processo, possui faturamento integrado a plataforma, o que traz um faturamento de pedido em menos de 30 segundos, uma agilidade enorme na expedição, possuem 2 cd’s já abertos Louveira e Cajamar, ambos em São Paulo. Anunciaram Gravataí no RS que está praticamente pronto, aguardando os últimos detalhes para iniciar a operação. Outro CD em Salvador BA já foi comentado, mas não se fala muito sobre o prazo para estar operando. O vendedor tem uma quantidade mínima para coleta gratuita, mas não possui restrição em realizar a própria entrega.
Essa modalidade entrega muita relevância ao produto do vendedor e está sendo a cada dia mais utilizado pelo Sellers. Alguns benefícios destacam ainda mais a operação:
Custo 0, o seller não paga pela armazenagem ou expedição do produto, embora muitos questionem a duração desta prática, mas como seller posso afirmar que estamos aproveitando muito bem isso.
São aplicados, descontos diferenciados em frete e até mesmo devoluções parciais dos valores pagos em frete grátis.
Um ponto a melhorar, é a possibilidade do compartilhamento de estoque, atualmente um produto em estoque abastece apenas 1 anúncio, não podendo abastecer outro, aqui entraríamos em um debate logístico sobre a complexidade de executar essa operação.
B2W: Iniciou e tem intensificado a operação de full, ainda sem muita tecnologia e sem muitos benefícios ao seller, acredito que atuando em processo evolutivo contínuo, mas pela falta de benefícios não é tão atraente ao pequeno e médio.
Os pedidos têm um custo para expedição.
Um ponto que favorece a B2W é o fato de possuírem CD’s em praticamente todo o Brasil, com isso após validado o processo poderá ser facilmente expandido.
Magazine Luiza: Não realizam, foi apresentado no balanço de 2019, que o Full está nos Planos do Magazine Luiza.
*Entrega por conta do Vendedor
– neste modelo o Vendedor assume a responsabilidade pela entrega final.
Mercado Livre: É o único que atua com este modelo na forma de entrega expressa, acreditamos que este seja o primeiro passo para entregas de perecíveis food entre outros, nesta modalidade chamada de Mercado Envios Flex, o vendedor por meio de um aplicativo realiza a própria entrega, com frota própria ou terceiros.
B2W: Produtos fora dos padrões dos Correios o vendedor tem a opção de realizar a entrega, mas não pode ser comparado a finalidade do Flex do Mercado Livre.
Magazine Luiza: O mesmo se aplica ao Magazine Luiza.
Em suma, não existe melhor ou pior, existem evoluções e planos totalmente diferentes, o seller em momentos é favorecido em outros prejudicado, mas em todos eles nos adaptamos, aprendemos a extrair o melhor de cada canal.
TODOS PERDEM, na logística de pesado, os sellers sofrem com integrações caras, transportadoras despreparadas, acredito que a bola de ouro está na solução deste problema.
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