Como Começar a Vender na Shopee em 7 passos: Guia Completo para Iniciantes

A Shopee, é uma das plataformas de e-commerce que mais cresce no mundo, especialmente na Ásia. No Brasil, a Shopee tem se destacado e conquistado um público fiel de vendedores e compradores. Quem quiser aumentar suas vendas nos Marketplaces, precisa investir nessa gigante chinesa.

Thumb shopee - Universidade Marketplaces
Captura de tela 2024 08 15 112558 - Universidade Marketplaces
Shopito, o mascote da Shopee no Brasil.

A Shopee, fundada em 2015 por Forrest Li, é uma das plataformas de e-commerce que mais cresce no mundo, especialmente na Ásia e recentemente na América Latina. No Brasil, a Shopee tem se destacado e conquistado um público fiel de vendedores e compradores. Para aqueles que estão considerando começar a vender na Shopee, este guia vai apresentar os principais aspectos da plataforma, desde a criação de contas até as melhores práticas de vendas.

Fundada em Singapura e rapidamente se expandindo para outros países do Sudeste Asiático, a Shopee tornou-se um dos principais aplicativos de compras da região. A entrada da Shopee no Brasil (impulsionada pela pandemia), trouxe grandes desafios, além de oportunidades imensas para vendedores. Atualmente a plataforma possui cerca de 2 milhões de vendedores ativos no Brasil, sendo uma excelente vitrine para quem deseja expandir suas operações de e-commerce.

1) Tipos de Conta na Shopee

Na Shopee, é possivel criar contas tanto como Pessoa Física (CPF), quanto como Pessoa Jurídica (CNPJ). Cada tipo de conta tem suas próprias características e custos:

• CPF: Ideal para quem está começando, mas com limitações. A comissão padrão é de 14%, com um acréscimo de R$ 5,00 por item vendido. Se optar pelo frete grátis, a comissão sobe para 20%.

• CNPJ: Recomendado para quem já tem um volume maior de vendas. A comissão é a mesma (14%), mas a taxa por item vendido é de R$ 3,00, tornando-se mais econômica em relação ao CPF.
2) Comissões e Custos

Entender as comissões e os custos associados à venda na Shopee é crucial para manter a rentabilidade. A plataforma aplica um limite máximo de comissão de R$ 100,00 por item vendido, com algumas variações dependendo do tipo de produto e da participação em promoções.

3) Desempenho e Reputação na Plataforma

Na Shopee a reputação dos vendedores é avaliada com base em quatro categorias principais:

• Violação de Anúncio: Produtos proibidos, falsificados ou com descrição imprecisa podem resultar em penalizações;

• Envio: Taxas de atraso ou cancelamento afetam negativamente a reputação;

• Atendimento ao Cliente: Respostas rápidas e eficientes são essenciais para manter uma boa avaliação;

• Satisfação do Cliente: Avaliações positivas ajudam a fortalecer a reputação do vendedor.
4) Logística e Modalidades de Envio

A Shopee oferece várias opções logísticas para os vendedores, incluindo o uso dos Correios, pontos de coleta e a integração com a Intelipost para produtos de grande volume. A escolha do modal logístico certo pode impactar diretamente os custos e a satisfação do cliente.

5) Repasse de Pagamentos

O repasse de pagamentos na Shopee ocorre, em média, 14 dias após a conclusão do pedido, considerando o tempo de envio e a garantia oferecida ao comprador. Os vendedores podem optar por saques manuais ou automáticos, sendo que a antecipação de pagamentos também está disponível, embora sujeita a taxas adicionais.

6) Estratégias de Marketing

A Shopee oferece diversas ferramentas de marketing para ajudar os vendedores a promoverem seus produtos, como descontos, cupons e campanhas de destaque. Participar dessas promoções pode aumentar significativamente a visibilidade e as vendas na plataforma.

7) Cadastro de Produtos e Gestão de Loja

Cadastrar produtos na Shopee é um processo simples, mas que requer atenção aos detalhes para maximizar a atratividade dos seus anúncios. Além disso, a plataforma oferece recursos para a gestão eficiente da loja, como a criação de tabelas de medidas, configuração de promoções e análise de desempenho.

Captura de tela 2024 08 15 112926 - Universidade Marketplaces
Curiosidade: O Brasil foi o primeiro país fora da Ásia a receber a Shopee.

Vender na Shopee pode ser uma excelente oportunidade para expandir seu negócio no e-commerce. Com uma plataforma acessível e repleta de ferramentas para apoiar os vendedores, a Shopee se destaca como um dos marketplaces mais promissores no Brasil. Seguindo as práticas recomendadas e entendendo as nuances da plataforma, você poderá maximizar suas vendas e alcançar novos públicos. E se quiser realmente saber como vender muito na Shopee e ficar na frente de seus concorrentes, inscreva-se para a próxima turma do M120k. Com o nosso treinamento, você terá as técnicas e estratégias necessárias para aumentar seus lucros na Shopee e em outros Marketplaces.

Analise de Conta Vertical - Universidade Marketplaces