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Mercado Livre Ads – http://bit.ly/meli_ads 

Magalu Ads – http://bit.ly/magalu_ads 

B2W Ads – http://bit.ly/b2w_ads

📢 Vamos falar sobre os modelos de ADS (Advertisement), de anúncios que existem nos marketplaces e como você vai analisar e entender cada um deles para que você possa se adaptar a mais um movimento do mercado que já percebemos. 

Aguardo abaixo os comentários e as perspectivas de cada um de vocês. 

Existem vários tipos de ADS e hoje vamos focar nos nativos que servem para o seller expor a sua empresa a uma audiência que já existe dentro do canal. 

Esse tipo de ADS no Mercado Livre, B2W e Magazine Luiza hoje são ativados pelos sellers, porém existem algumas diferenças entre eles no momento da execução e vamos falar um pouco de cada um deles. 

Um raciocínio importante para campanhas de todos os canais: avaliar diariamente o desempenho delas, porém não tomar decisões definitivas todos os dias. O que fazemos é pausar campanhas de ofertas que estão consumindo muito do orçamento e faturando pouco ou nada. Isso porque a inteligência que existe por trás das campanhas dos marketplaces precisa ser apurada e para ela ser apurada precisa estar ativa. 

 

📝 Mercado Livre 

O ADS do Mercado Livre, para ser ativada uma campanha inicialmente, vai ativar em todos os anúncios. Este ponto não é muito positivo, mas pode ocorrer alguma mudança nesse sentido. É necessário desativar manualmente os anúncios que não deseja que façam parte da campanha e cada anúncio novo entra automaticamente na campanha. Tem que se tomar um pouco de cuidado com esse aspecto na ativação. 

Ele não é um ADS que necessariamente vai consumir todo seu orçamento, diferentemente de campanhas que você faz em google ads, por exemplo.  

Funciona da seguinte maneira: seu anúncio se torna elegível para a campanha (estando com a ficha técnica completa, título com palavras relevantes, etc) e, com isso, vai aparecer e, para que seja consumido um valor do orçamento disponível, é necessário que a pessoa clique no anúncio. Se a pessoa não clicar, vai contar apenas como uma impressão. 

Impressões: quantidade de vezes que seu anúncio apareceu 

Cliques: é o clique efetivo 

CPC: é o custo por clique que, no caso do mercado livre, você tem uma tarifa que eles determinam e essa tarifa varia de acordo com a categoria. 

Na tela, o mercado livre faz um comparativo entre receita, investimento e o percentual do seu investimento sobre a receita. Importante destacar que, se você compõe sua precificação com um percentual para investimento de marketing, deve considerar não apenas a receita gerada com aquele ADS, como também a receita total de sua conta. 

O Mercado Livre cobra o investimento no mês seguinte e o seller tem valor mínimo e máximo de investimento de acordo com o faturamento da conta. 

 

📝 Magazine Luiza: 

Você consegue ativar o seu ADS nativo indo em Promoções – Magalu Ads, faz a sua carga de saldo e começa a selecionar os anúncios que vão participar da campanha que pretende fazer. 

Você consegue criar campanhas diferentes, com investimentos diferentes. O vendedor escolhe o valor do seu CPC e pode fazer testes: pode colocar um CPC mínimo e ir subindo o valor, ou tentar entender o topo do CPC e tentar baixar ele. De acordo com quanto o seller quer pagar e aceita pagar pelo clique, será o número de impressões que o anúncio vai ter. Se seu anúncio não tiver impressões, seu CPC estará muito baixo. Com isso você consegue analisar e balancear seus investimentos nas campanhas. 

 

📝 B2W: 

O movimento do ADS nativo da B2W é bem parecido com o do Magalu. A diferença é que você pode usar o saldo em conta ou colocar saldo normal. 

Você pode criar várias campanhas com investimentos diferentes e situações diferentes para que você possa segmentar. 

 

No caso de campanhas como  Magalu e B2W, o ideal é criar campanhas testes e os anúncios que performam você migra para um outro tipo de campanha que vai rodar por mais tempo. Assim você garante que o seu orçamento está sendo consumido de forma mais eficaz para os anúncios. 

Por fim, vou expor meu ponto de vista para aqueles que não entendem ou acreditam que não têm margem para investir em ADS. 

O que começamos a trabalhar com nossos mentorados e estamos tendo resultados é em estabelecer percentuais em nossas margens para investir em ADS. Temos encontrado margens de 2% ou 3% sobre o faturamento que têm sido suficientes. 

Os marketplaces têm cada vez mais sellers, com cada vez mais ofertas e cada vez menos espaço para nos expor. Então, quem entender que se faz necessário usar o ADS com estratégia, com objetivo definido, vai efetivamente se destacar. 

Vale lembrar que loja virtual também é preciso investir 16%, 20% 25% do faturamento em publicidade e com o tempo vai passar a ser realidade nos marketplaces também. 

Grande abraço! 

 

   

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