Como anunciar no catálogo Mercado Livre

O catálogo do Mercado Livre consiste em uma ferramenta que permite que os anúncios de um mesmo produto possam competir entre si para ser destacado como a melhor oferta desse produto.

Então normalmente são produtos das categorias que mais vendem na plataforma. É um anúncio compartilhado, onde você e outros vendedores comercializam o mesmo produto em um anúncio somente.

Geralmente os produtos que aparecem primeiro nas buscas são de catálogo. Portanto para saber se um anúncio é catálogo, no próprio anúncio aparece em opções de compra mais anúncios de vendedores do mesmo produto no mesmo valor ou aproximado.

A vantagem de ter o produto em catálogo é seu anúncio estar em primeiro nas buscas. No entanto, terá a concorrência com os outros vendedores mais acirrada visto que o comparativo estará pronto para o cliente decidir qual escolher.

Requisitos de produtos catálogo no Mercado Livre

Ficou interessado? Venha conferir os requisitos para entrar no catálogo. Todos os anúncios que cumprirem os itens estarão habilitados a participar.

  • Oferecer produtos novos do catálogo definido pelo Mercado Livre
  • Ter estoque disponível
  • Para a categoria de “Celulares e Telefones”, os produtos devem estar desbloqueados
  • Produtos de vendedores de reputação amarela ou verde

Regras adicionais do catálogo

Os anúncios com estoque diferido não poderão participar se o outro anúncio estiver com estoque disponível. A eleição do anúncio não significa garantia ou aprovação do Mercado Livre sobre as condições de venda ou as características do produto.

Selo “Recomendado” do Mercado Livre

Os anúncios que detêm o primeiro lugar no Catálogo terão a chance de ganhar destaque com o selo “Recomendados pelo Mercado Livre”. Porém, precisam cumprir os requisitos necessários. Então, aplica-se aos produtos mais populares entre os compradores e que proporciona os preços mais competitivos.

Vale ressaltar que o selo é um benefício que traz visibilidade e confiança. Portanto, não gera direitos ou garantias ao vendedor, podendo ser retirado do seu anúncio sempre que os requisitos mudarem. 

Os anúncios com o selo estão sujeitos às mesmas regras que os outros anúncios. Os produtos com esse selo não são inspecionados nem controlados pelo Mercado Livre. O Vendedor é o único responsável pelo anúncio destacado.

anunciar no catálogo do Mercado Livre
Aprenda a anunciar no catálogo do Mercado Livre!

Como anunciar no catálogo Mercado Livre

Os anúncios são criados exclusivamente por cada Vendedor ao definir o preço, a modalidade de envio e as demais condições de venda. O Mercado Livre poderá auxiliar ao vendedor disponibilizando determinado conteúdo para criar os anúncios.

Portanto o vendedor pode criar anúncios do catálogo utilizando conteúdos próprios, como imagens, ficha técnica e outros dados do produto, terá como base os termos da cláusula 1 (b)  dos Termos e condições do Marketplace. Siga o passo a passo abaixo para adicionar seu anúncio ao catálogo:

  • Entre na sua conta no Mercado Livre
  • Então, vá no menu e clique em anúncios
  • Na gestão de anúncios, aparece os que estão elegíveis para catálogos.
  • Clique no produto que deseja a opção de anunciar em catálogo.

Caso, queira começar a anunciar no catálogo a partir de um novo anúncio:

  • Preencha todos os dados normalmente como em outros anúncios.
  • Confirme seu produto e escolha anunciar no catálogo. Se não aparecer esta opção, é porque ainda não tem o produto no catálogo, mas logo poderá entrar. Fique de olho!
  • Em seguida, defina o preço e as condições de venda.
  • Ao terminar, o seu anúncio de catálogo estará criado.

Como destacar meu anúncio no catálogo

Vamos listar abaixo dicas que pdoem te ajudar a se destacar em meio a outros anúncios do catálogo. Confira abaixo:

  • Preço competitivo
  • Envios grátis pelo Mercado Envios
  • Mercado Envios Full
  • Disponibilidade de estoque

Então, pretende entrar para o catálogo Mercado Livre? Conta para gente nos comentários! Queremos muito saber e te ajudar no processo! Bora acelerar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As inscrições para última turma do ano do Alta Performance estão abertas!

Inscrições abertas por tempo limitado!