Está se perguntando “Como analisar um nicho para vender mais?” Descobrir e analisar o nicho de mercado da sua empresa é um dos requisitos imprescindíveis para começar de forma assertiva. Se você está na dúvida de qual nicho escolher, um bom modo de começar é fazendo uma lista das suas aptidões, hobbies e gostos. Então, escolher um nicho que você já se interessa e tem interesse te ajudará bastante a entender o publico e ter insights diferentes. Não bastando isso, antecipadamente descubra se a ideia é rentável, antes de investir de fato e iniciar a empresa.

O nicho de mercado é formado de consumidores com necessidades ainda não atendidas e que seu produto ou serviço será a resposta. Geralmente, é um grupo mais específico e portanto, mais seguro de investir em vendas. Caso decida vender sem ter definido um nicho de mercado, com certeza, haverá grandes marcas com as quais disputaria a atenção do seu consumidor. No entanto, sabendo seu nicho e observando uma oportunidade nele, serão menos concorrentes. Quanto mais específico o produto ou serviço, menor o número de concorrentes.

Descubra como alcançar o melhor ano de Vendas da Sua Loja no Mercado Livre:

Estude o cliente em potencial do nicho

Definindo exatamente o público da sua empresa e o problema que irá resolver para analisar o nicho e vender. Contudo, o seu produto ou serviço, as estratégias em seu plano de marketing serão mais certeiras. Quanto mais conhecer o público, mais saberá o produto que necessitam, entenderá como, quando e onde falar com as pessoas. Além disso, não desperdiçar com ação que não trarão retorno esperado. Falando sobre fornecedores e parcerias, fica mais simples fechar negócios que funcionem bem.

Considere a localização geográfica

Existem tópicos a se considerar e analisar quando for definir o seu nicho de mercado. Vale lembrar que deve ser analisado mediante ao seu produto e funcionalidade. Ainda assim, a localização geográfica é um tipo de segmentação importante. Por que em cada região as pessoas se comportam de forma diferente e tem acesso a estabelecimentos variados. Seria a mesma coisa de abrir um estabelecimento físico, quando é estudado o lugar que não tenha tanta concorrência para abrir. Então, no online ocorre isso, no momento de anunciar o produto,  investir ads e entender se o produto tem fácil acesso em cada região do país.

Descubra outros aspectos como idade e profissão, para vender

Contudo, analisar um nicho para vender sobre o público se estender para descobrir qual idade se interessa mais, qual gênero, profissão, escolaridade, estado civil e nacionalidade. Todos esses aspectos definem comportamento, redes sociais que possui, locais que frequentam, como usam a internet, nacionalidade, entre outros. Em outras palavras, veja quais desses aspectos são pertinentes ao seu nicho e analise-os. O processo de estudar o cliente também conhecido como conhecer a persona da sua loja. O segmento comportamental de consumo deve ser analisado com atenção. A forma como seu público compra irá interferir nas suas vendas diretamente. Por isso, tenha um atendimento personalizado diretamente a esse público.

Estude a concorrência do seu nicho

Decidido o nicho e estudado o público, não se esqueça de estudar a concorrência. Do mesmo modo, pergunte-se que está sendo feito no setor, quais as inovações, existe um produto parecido com o seu, qual seu diferencial comparados aos outros, o que vende mais, etc. Não fique na superficialidade. Conheça bem os concorrentes e desenvolva as próprias estratégias.

Esse artigo te ajudou na jornada rumo ao sucesso em vendas? Conta pra gente nos comentários! Vamos adorar conversar! Até mais, pessoal!