Como analisar um nicho para vender mais!

Está se perguntando “Como analisar um nicho para vender mais?” Descobrir e analisar o nicho de mercado da sua empresa é um dos requisitos imprescindíveis para começar de forma assertiva. Se você está na dúvida de qual nicho escolher, um bom modo de começar é fazendo uma lista das suas aptidões, hobbies e gostos. Então, escolher um nicho que você já se interessa e tem interesse te ajudará bastante a entender o publico e ter insights diferentes. Não bastando isso, antecipadamente descubra se a ideia é rentável, antes de investir de fato e iniciar a empresa.

O nicho de mercado é formado de consumidores com necessidades ainda não atendidas e que seu produto ou serviço será a resposta. Geralmente, é um grupo mais específico e portanto, mais seguro de investir em vendas. Caso decida vender sem ter definido um nicho de mercado, com certeza, haverá grandes marcas com as quais disputaria a atenção do seu consumidor. No entanto, sabendo seu nicho e observando uma oportunidade nele, serão menos concorrentes. Quanto mais específico o produto ou serviço, menor o número de concorrentes.

Descubra como alcançar o melhor ano de Vendas da Sua Loja no Mercado Livre:

https://bit.ly/blg_grande_virada_meli

Estude o cliente em potencial do nicho

Definindo exatamente o público da sua empresa e o problema que irá resolver para analisar o nicho e vender. Contudo, o seu produto ou serviço, as estratégias em seu plano de marketing serão mais certeiras. Quanto mais conhecer o público, mais saberá o produto que necessitam, entenderá como, quando e onde falar com as pessoas. Além disso, não desperdiçar com ação que não trarão retorno esperado. Falando sobre fornecedores e parcerias, fica mais simples fechar negócios que funcionem bem.

Considere a localização geográfica

Existem tópicos a se considerar e analisar quando for definir o seu nicho de mercado. Vale lembrar que deve ser analisado mediante ao seu produto e funcionalidade. Ainda assim, a localização geográfica é um tipo de segmentação importante. Por que em cada região as pessoas se comportam de forma diferente e tem acesso a estabelecimentos variados. Seria a mesma coisa de abrir um estabelecimento físico, quando é estudado o lugar que não tenha tanta concorrência para abrir. Então, no online ocorre isso, no momento de anunciar o produto,  investir ads e entender se o produto tem fácil acesso em cada região do país.

Descubra outros aspectos como idade e profissão, para vender

Contudo, analisar um nicho para vender sobre o público se estender para descobrir qual idade se interessa mais, qual gênero, profissão, escolaridade, estado civil e nacionalidade. Todos esses aspectos definem comportamento, redes sociais que possui, locais que frequentam, como usam a internet, nacionalidade, entre outros. Em outras palavras, veja quais desses aspectos são pertinentes ao seu nicho e analise-os. O processo de estudar o cliente também conhecido como conhecer a persona da sua loja. O segmento comportamental de consumo deve ser analisado com atenção. A forma como seu público compra irá interferir nas suas vendas diretamente. Por isso, tenha um atendimento personalizado diretamente a esse público.

Estude a concorrência do seu nicho

Decidido o nicho e estudado o público, não se esqueça de estudar a concorrência. Do mesmo modo, pergunte-se que está sendo feito no setor, quais as inovações, existe um produto parecido com o seu, qual seu diferencial comparados aos outros, o que vende mais, etc. Não fique na superficialidade. Conheça bem os concorrentes e desenvolva as próprias estratégias.

Esse artigo te ajudou na jornada rumo ao sucesso em vendas? Conta pra gente nos comentários! Vamos adorar conversar! Até mais, pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

As inscrições para última turma do ano do Alta Performance estão abertas!

Inscrições abertas por tempo limitado!

Descubra como Escalar suas vendas nos Maiores Marketplaces do Brasil com o E-commerce Week!

3 dias de Imersão 100% Presencial onde você vai ter o passo a passo para Aumentar suas Vendas de forma Segura e Consistente!

EVENTO 100% PRESENCIAL EM SÃO PAULO - SP