Como ter foco para vender online

Se você pensa em empreender, foco deve ser a sua palavra-chave. Tanto no mundo físico, como no online. 

No caso de quem já possui uma loja física, é frequente o empreendedor tentar dividir o seu tempo entre os dois e falhar. Isso acontece devido à falta de foco. 

Imagine que você só tenha um negócio físico. O que aconteceria se você não soubesse o que está acontecendo com seus concorrentes, não criasse ações e não ficasse atento à novas tendências? 

Provavelmente suas vendas cairiam em larga proporção, não é mesmo?! 

No mundo online acontece a mesma coisa. E estamos falando de um mundo com milhares e milhares de concorrentes também, a diferença é que você passa a concorrer com o Brasil inteiro.

Ter foco nas ações que você vai realizar é dar atenção para a roda começar a girar. 

 

Porque ter ajuda

Eu vejo muito empreendedor, além de tocar o mundo físico sozinho, querendo dar conta do online também. Esse é o maior erro que você pode cometer.

Porque além de estar envolvido com o financeiro da sua empresa, você provavelmente também está envolvido em processos internos, fiscalização, fechamento de caixa, compra no fornecedor e em diversos pontos.

Então, sua estratégia de faturar dentro dos grandes canais de Marketplace acaba ficando pra depois.

  É preciso ter foco no mundo online. Mesmo que não seja você o focado nisso. Por isso, vou te contar duas formas para você fazer isso acontecer nesse começo: 

 

1- Terceirizar

Você pode contratar uma empresa que faça esse tipo de processo, uma consultoria.  No caso, ela assumiria todo o processo e só prestaria contas para você com relatórios. Assim, você continuaria fazendo seu negócio físico acontecer e a empresa terceirizada, o seu negócio online. 

 

2- Ter um colaborador próprio

A outra opção seria contratar ou identificar algum funcionário para se dedicar somente à essa operação online, podendo ser até mesmo um estagiário nesse começo. Umas 4 ou 5 horas por dia são suficientes para cuidar do processo. 

Porque vender online 

Vender nos grandes canais de marketplaces passou a ter uma importância extrema para o negócio físico das pessoas. 

Isso porque, conheço lojas que saíram de 200.000 reais de faturamento no mundo físico para mais de dois milhões de reais por mês no mundo online.

Sim, hoje elas faturam dez vezes mais do que faturavam antes. 

Mas é claro, ninguém está falando que isso vai acontecer com você imediatamente. É preciso começar com pequenos objetivos. Por exemplo, “quero faturar 10.000 reais para custear o salário das pessoas que ajudam a manter meu negócio online”. 

 

É assim. Você começa com pensamentos que você consegue executar. Por isso é importante ter foco, saber onde quer chegar. 

 

Bora focar? 

Abraços e até a próxima!

 

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