Muitas pessoas pensam que após dar vida à seu anúncio, ele já vai começar a se vender sozinho. O que muitos não sabem é que antes de te trazer vendas, um anúncio precisa, primeiramente, trazer tráfego.

Se uma loja física não recebe visitas, ela não vende, certo? A mesma lógica acontece com seu anúncio no Mercado Livre. Você precisa ter pessoas alí, visualizando, se apaixonando e posteriormente, comprando seu produto. 

A grande média de compra por visitas é de 1,5%, ou seja, a cada 100 visitas, você faz uma venda e meia. Então é preciso ter visita! 

Existem duas formas de promover tráfego, principalmente se sua conta é nova e você ainda não tem tanta relevância para o marketplace. São elas: 

Tráfego orgânico
É o tipo de visita que você não gasta um real para ter, você só vai ter o trabalho de fazer acontecer. Por isso, vamos dar algumas dicas:

Facebook
É possível gerar visitas através de grupos ou comunidades pertinentes ao seu nicho de produto. Para isso, basta divulgar o link do seu anúncio nesses lugares. Claro que, sempre respeitando as regras de cada grupo. Existem formas de automatizar isso, mas cuidado para não ter a sua conta banida do Facebook!

OLX
Você também pode anunciar seu produto gratuitamente no site OLX e quando o possível comprador entrar em contato, você passa o link do seu anúncio no Mercado Livre para ele finalizar a compra. Nessas horas, é bom frisar que, ao adquirir o produto por lá, ele terá mais segurança e garantia. 

Criando fanpages e grupos
Se não há um grupo ao qual seu nicho se encaixe, é possível criar um. Ou até mesmo criar fanpages sobre o assunto, alimentando-a com conteúdos relevantes para o público. Assim, as pessoas vão começar a seguir e você poderá fazer sua própria publicidade ali dentro.

Instagram
Pode ser que não funcione necessariamente para todos os nichos, mas vale a pena entrar e pesquisar se há pessoas vendendo o seu produto ou seu nicho. Observar como elas estão fazendo, como estão anunciando. No Instagram, é possível fazer com que o botão de “comprar” direcione o cliente para seu link do Mercado Livre. 

Tráfego pago
É o tipo de visita que você tira um dindin do bolso para conseguir posicionar esses anúncios. Levando assim, visita para eles. Há algumas maneiras de fazer isso: 

Google Ads, Facebook Ads
São tráfegos que você paga para exibir um anúncio para determinado grupo de pessoas, geralmente segmentados por cidade, sexo ou interesse. 

Nesses casos, o ideal é que a oferta seja realmente irresistível, então é aconselhável trabalhar um preço realmente justo, uma boa imagem do produto e uma descrição mais completa. 

OLX
Dentro da própria OLX, é possível impulsionar o anúncio que você fizer na plataforma a fim de receber mais contatos e ter uma chance maior de conversão. Lembrando sempre de mandar o link externo para o seu anúncio no Mercado Livre. 

No próprio Mercado Livre
Sim, você também pode impulsionar seu anúncio dentro do Mercado Livre. Há uma forma de fazer, não é contínuo, mas também é uma forma de trazer tráfego. 

Tudo isso são estratégias pra mostrar para o Mercado Livre que seu anúncio é relevante para eles. Aos poucos, ele vai percebendo que está tendo uma boa conversão e vai começar a posicionar seu anúncio sozinho, fazendo com que seu tráfego aumente e posteriormente, suas vendas. 

Fique ligado(a) nos próximos capítulos desse treinamento aqui no blog! Tenho certeza que vai te ajudar muito no início da sua empreitada de sucesso no Mercado Livre. 😉 

Bora e até a próxima!

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