Devo investir em vender na Shopee em 2022?

Será que devo investir em vender na Shopee em 2022? Saiba todos os pontos dentro da plataforma que fará você tomar essa decisão.

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A Shopee foi fundada no final de 2015 em Cingapura, já espalhou-se por alguns países e chegou ao no Brasil em 2019, mas somente no ano seguinte teve evidência ao apostar em marketing e ofertas agressivas dando o que o braisleiro mais ama: o frete grátis. É um marketplace que vende dos mais variados nichos. Uma das características fortes é o ticket baixo ou médio dos produtos. Justamente isso, que atrai muitos clientes para comprar na plataforma.

Por isso, a Shopee tem atraído olhares tanto de clientes quanto de lojistas destacando como mais um marketplace para investir. Fica a pergunta se vale mesmo a pena. Hoje neste artigo pretendemos ajudar a chegar nessa resposta de acordo com sua empresa. Afinal, cada empresa está passando por um momento e tem seus próprios objetivos e características. Para decidir entrar em um novo marketplace, você precisa conhecer bem todas as condições de uso e analisar se é o momento da sua empresa ingressar tanto por conta de investimento quanto pela demanda da operação referente a logística, estoque e equipe disponível. No final, falaremos nossa opinião. Mas te convido a ler desde o começo.

A taxa de comissão da Shopee favorece o lojista

A taxa de comissão fixa é de 12%, podendo chegar a 18% se o vendedor quiser oferecer mais frete grátis, com mais 3 cupons de frete grátis para o lojista fornecer aos clientes. Já se a mercadoria do seu anúncio custa R$50,00, e o preço do frete custar R$15,00, a comissão será cobrada somente sobre o valor do produto, o que é um diferencial visto que em outros marketplaces a comissão é sobre o valor do produto mais o valor total ou parcial do frete.

Além disso, a plataforma estabeleceu uma nova tarifa sobre a comissão. Para quem utiliza a taxa de comissão normal (12%), nas compras acima de R$850,00, o valor da comissão será sempre R$100,00. Já quem utiliza o pacote opcional de frete grátis (18%), nas compras acima de R$500,00, o valor da comissão será sempre R$100,00. É uma estratégia para aumentar o ticket médio favorecendo o vendedor.

A maioria das vendas é feita pelo celular

As vendas por aplicativo são uma tendência mundial dos últimos anos. A Shopee tem investido cada vez mais em tecnologia e segurança para isso. Também disponibilizam cupons exclusivos para quem compra pelo app. Grande incentivo para os clientes, não é mesmo? O marketplace já possui mais de 10 milhões de vendedores ativos. Atualmente, 95% de todas as vendas são feitas pelo celular.

Entrega de produtos um pouco mais lenta

Esse é um ponto que não podemos deixar de citar. Existem marketplaces que tem como uma das maiores propagandas a entrega rápida. Na Shopee, o cliente espera um pouco mais para receber o conteúdo, o que geralmente compensa o preço baixo. A plataforma dá o prazo de até cinco dias úteis para o vendedor postar os produtos seja no correio ou em alguma transportadora. Somente isso já é um prazo longo para quem compra em outros marketplaces. O vendedor tem a chance de usar diversos meios de entrega do produto. Isso é bom para quem tem convênios e consegue diminuir o custo de frete para os clientes.

Ticket baixo é foco da plataforma

Como falamos anteriormente, a Shopee chegou apostando em produtos de ticket baixo, o que pode ser a porta de entrada para novos vendedores, visto que o investimento para ter uma loja na plataforma fica mais acessível. As mercadorias são voltadas para um público mais abrangente devido o ticket baixo, por isso a quantidade de vendas tende a ser maior.

É possível fazer campanhas de vendas

Na Shopee, existem condições especiais que o vendedor pode criar como descontos na compra de mais de um item, sugerir kits e cupons para quem seguir a loja e fizer a primeira compra. São meios de atrair o cliente para fechar a compra rapidamente. A empresa pode criar uma estratégia específica utilizando essas ferramentas.

A Shopee tem investido bastante na expansão no Brasil nos últimos anos. Além da comissão, também oferece cupons e condições especiais aos clientes. São itens que chamam a atenção de vendedores e clientes, já que muitos dos clientes conheceram essa plataforma e passaram a comprar nela. Se sua empresa deseja crescer estando em todos os canais de vendas, a Shopee é uma boa aposta sim. Porém, saiba que com a demanda é importante se programar para não cair a reputação em nenhum canal de venda que a empresa já está inserida.

Se antes as pessoas ainda tinham medo de comprar pela internet, hoje, está quase nulo por causa da pandemia. Mesmo com o comércio físico abrindo novamente, a tendência é que as vendas online em marketplaces só cresçam. Aproveite para inserir sua empresa nos marketplaces que estiverem ao alcance e de acordo com a proposta do negócio. Vale lembrar que é importante descobrir se seu público está na Shopee. Afinal, existem marketplaces muito fortes no Brasil que vão competir sempre e que por estarem a mais tempo no mercado, detém sim, mais confiança dos consumidores.

Espero ter ajudado a decidir se vai ou não investir na Shopee em 2022. Queremos muito saber sua opinião sobre o assunto! Comenta aí embaixo! Até breve, pessoal!

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