Será que devo investir em vender na Shopee em 2022? Saiba todos os pontos dentro da plataforma que fará você tomar essa decisão.

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A Shopee foi fundada no final de 2015 em Cingapura, já espalhou-se por alguns países e chegou ao no Brasil em 2019, mas somente no ano seguinte teve evidência ao apostar em marketing e ofertas agressivas dando o que o braisleiro mais ama: o frete grátis. É um marketplace que vende dos mais variados nichos. Uma das características fortes é o ticket baixo ou médio dos produtos. Justamente isso, que atrai muitos clientes para comprar na plataforma.

Por isso, a Shopee tem atraído olhares tanto de clientes quanto de lojistas destacando como mais um marketplace para investir. Fica a pergunta se vale mesmo a pena. Hoje neste artigo pretendemos ajudar a chegar nessa resposta de acordo com sua empresa. Afinal, cada empresa está passando por um momento e tem seus próprios objetivos e características. Para decidir entrar em um novo marketplace, você precisa conhecer bem todas as condições de uso e analisar se é o momento da sua empresa ingressar tanto por conta de investimento quanto pela demanda da operação referente a logística, estoque e equipe disponível. No final, falaremos nossa opinião. Mas te convido a ler desde o começo.

A taxa de comissão da Shopee favorece o lojista

A taxa de comissão fixa é de 12%, podendo chegar a 18% se o vendedor quiser oferecer mais frete grátis, com mais 3 cupons de frete grátis para o lojista fornecer aos clientes. Já se a mercadoria do seu anúncio custa R$50,00, e o preço do frete custar R$15,00, a comissão será cobrada somente sobre o valor do produto, o que é um diferencial visto que em outros marketplaces a comissão é sobre o valor do produto mais o valor total ou parcial do frete.

Além disso, a plataforma estabeleceu uma nova tarifa sobre a comissão. Para quem utiliza a taxa de comissão normal (12%), nas compras acima de R$850,00, o valor da comissão será sempre R$100,00. Já quem utiliza o pacote opcional de frete grátis (18%), nas compras acima de R$500,00, o valor da comissão será sempre R$100,00. É uma estratégia para aumentar o ticket médio favorecendo o vendedor.

A maioria das vendas é feita pelo celular

As vendas por aplicativo são uma tendência mundial dos últimos anos. A Shopee tem investido cada vez mais em tecnologia e segurança para isso. Também disponibilizam cupons exclusivos para quem compra pelo app. Grande incentivo para os clientes, não é mesmo? O marketplace já possui mais de 10 milhões de vendedores ativos. Atualmente, 95% de todas as vendas são feitas pelo celular.

Entrega de produtos um pouco mais lenta

Esse é um ponto que não podemos deixar de citar. Existem marketplaces que tem como uma das maiores propagandas a entrega rápida. Na Shopee, o cliente espera um pouco mais para receber o conteúdo, o que geralmente compensa o preço baixo. A plataforma dá o prazo de até cinco dias úteis para o vendedor postar os produtos seja no correio ou em alguma transportadora. Somente isso já é um prazo longo para quem compra em outros marketplaces. O vendedor tem a chance de usar diversos meios de entrega do produto. Isso é bom para quem tem convênios e consegue diminuir o custo de frete para os clientes.

Ticket baixo é foco da plataforma

Como falamos anteriormente, a Shopee chegou apostando em produtos de ticket baixo, o que pode ser a porta de entrada para novos vendedores, visto que o investimento para ter uma loja na plataforma fica mais acessível. As mercadorias são voltadas para um público mais abrangente devido o ticket baixo, por isso a quantidade de vendas tende a ser maior.

É possível fazer campanhas de vendas

Na Shopee, existem condições especiais que o vendedor pode criar como descontos na compra de mais de um item, sugerir kits e cupons para quem seguir a loja e fizer a primeira compra. São meios de atrair o cliente para fechar a compra rapidamente. A empresa pode criar uma estratégia específica utilizando essas ferramentas.

A Shopee tem investido bastante na expansão no Brasil nos últimos anos. Além da comissão, também oferece cupons e condições especiais aos clientes. São itens que chamam a atenção de vendedores e clientes, já que muitos dos clientes conheceram essa plataforma e passaram a comprar nela. Se sua empresa deseja crescer estando em todos os canais de vendas, a Shopee é uma boa aposta sim. Porém, saiba que com a demanda é importante se programar para não cair a reputação em nenhum canal de venda que a empresa já está inserida.

Se antes as pessoas ainda tinham medo de comprar pela internet, hoje, está quase nulo por causa da pandemia. Mesmo com o comércio físico abrindo novamente, a tendência é que as vendas online em marketplaces só cresçam. Aproveite para inserir sua empresa nos marketplaces que estiverem ao alcance e de acordo com a proposta do negócio. Vale lembrar que é importante descobrir se seu público está na Shopee. Afinal, existem marketplaces muito fortes no Brasil que vão competir sempre e que por estarem a mais tempo no mercado, detém sim, mais confiança dos consumidores.

Espero ter ajudado a decidir se vai ou não investir na Shopee em 2022. Queremos muito saber sua opinião sobre o assunto! Comenta aí embaixo! Até breve, pessoal!

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