Ter uma boa reputação no marketplace! O sonho de toda loja online, não é? Mas como manter a reputação? Se você quer saber, vem comigo neste vídeo!

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O que é reputação no marketplace? Se você acompanha nosso canal já está careca de saber que a reputação é muito mais muito importante para o sucesso da sua jornada nas plataformas marketplaces. Cada uma delas tem um meio de medir a reputação dos vendedores. Seja por estrelas, pontuações, medalhas, títulos… O importante é você entender como funcionada em cada marketplace que vai anunciar e andar na linha para só subir a reputação e não cair.

Para manter boa reputação é sobre constância. Então, as dicas que vou dar aqui tem que ser adotadas como parte da rotina da empresa. Só assim, sua loja continuará com boa reputação e subindo cada vez mais conforme as vendas.

Todos os canais levam em consideração basicamente 4 indicadores:


1º Indicador: Cancelamento.

Representa o numero de vendas canceladas por você, apenas a Americanas que mede o cancelamento de maneira geral, os demais consideram os cancelamentos que foram nossa culpa como seller.

2º Indicador: Reclamações.

Isso mesmo se o cliente reclamar da qualidade do produto recebido, ou do que recebeu em caso de envios errados, isso também te afeta.

3º Indicador: Mediações.

As mediações são a evolução das reclamaçÕes, quando não respondemos o nosso cliente ou ele não concorda com a solução apresenta, ele poderá pedir ajuda dos marketplaces.

4º Indicador: Atraso na postagem.

Os atrasos hoje em praticamente todos os marketplaces sao medidos na postagem e não na entrega, a cada dia temos os marketplaces focando na postagem no mesmo dia ou no maximo no dia seguinte.

Ainda sobre entregas, capriche na embalagem para que o produto chegue intacto no destino. Não falo de embalagem bonita, por mais que seja interessante sim, o que falo aqui é sobre embalagem com segurança. Não adianta o produto chegar rápido, mas quebrado por falta de um plástico bolha.

Tenha um bom atendimento.

O próximo tópico para manter a boa reputação no marketplace é ter bom atendimento. Sabemos que não é fácil lidar com o público dentro e fora da internet. O atendimento continua sendo importante. Como faço isso pela internet? Além da educação comum como olá bom dia, boa tarde e dizer sempre obrigado ou disponha, responda com uma linguagem clara, objetiva e que demonstre cuidado especial. O principal, ter paciência. Não sabemos quem está do outro lado.

Dentro do bom atendimento, busque responder rápido. Claro que não estou dizendo para virar escravo do cliente, respondendo até de madrugada. No entanto, responder mais rápido demonstra melhor atendimento e muitas vezes, garante a compra.

Fique atento as avaliações.

Por último e muito importante, as avaliações de compradores. Seguindo as dicas que dei sobre como manter boa reputação no marketplace, isso irá refletir em boas avaliações na própria plataforma de venda. Sem contar a indicação boca a boca. Tem gente que só compra depois de ler avaliações de outros clientes. Marketplaces como Shopee e Mercado Livre incentivam muito os usuários a dar feedbacks. O algoritmo de alguns marketplaces até expõe mais seus produtos contando com a avaliações positivas também.

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