📚Conheça a Universidade e Nossos Treinamentos:

📫 Fique por dentro de tudo no nosso Canal do Telegram:

Ao iniciar as vendas online, as empresas normalmente começam apenas em um canal, como no Mercado Livre, por exemplo, para, o mais rápido possível, ampliar o espectro de atuação para os demais canais, como o B2W Marketplaces, Magazine Luiza, Amazon, Carrefour, Via Varejo e assim por diante.

Esse é o cenário mais comum de ser observado, porém, por vários motivos, não observamos o que está acontecendo, durante esse processo, que pode trazer sérios problemas para a empresa.

Em alguns casos, após os produtos estarem anunciados nos canais, as vendas começam e a velocidade delas aumenta quando ampliamos os canais, porém, o que pode ocorrer é que elas não têm consistência. Não conseguimos vender com qualidade e de forma rotineira.

O ideal é que a empresa venda todos os dias em todos os canais, mas por que isso não acontece? O seller passa a perguntar: o que estou fazendo de errado?

Vamos levantar 5 pontos importantes que precisam ser analisados e corrigidos para que sua empresa tenha alta performance em todos os canais e passe a ter a tão esperada consistência nas vendas.

1. Falta de Organização nas Ações

Todas as ações precisam ser planejadas e organizadas por prioridade. Não vai adiantar você sair executando várias coisas ao mesmo tempo, sem ter foco e organização nas ações.

Durante o processo diário de uma empresa, várias oportunidades aparecem e, muitas vezes, na ânsia de querer atingir os resultados, começamos a executar inúmeras ações, promoções e campanhas, mas não organizamos, não paramos para analisar quais resultados estamos alcançando e podemos ter muitas coisas inacabadas.

Assim, é muito importante que as ações sejam organizadas e planejadas, estabelecendo ordem e prioridade para agir e alcançar os objetivos.

2. Falta de Integração com os Marketplaces

Você não vai conseguir vender de forma consistente em vários canais se não tiver uma ferramenta para integrar e controlar seus anúncios, estoque, produtos, kits, EAN, SKU, emitir nota fiscal e tudo mais dentro dos marketplaces.

Todos conseguem vender sem integrar, mas seu crescimento vai estagnar sem a integração com os marketplaces. Você pode ter furo de estoque, esquecer de enviar algum pedido, entre outros problemas.

O Bling ERP, por exemplo, é uma ótima ferramenta de integração, com um custo benefício baixo. É uma forma de ter o controle de sua empresa em suas mãos para poder ter a consistência nas vendas.

3. Falhas nos Processos e Funções

Tudo precisa funcionar em harmonia, como em um time e, para que isso aconteça em sua empresa, você precisa ter os processos e funções bem estabelecidos e planejados. Pare para analisar quantos problemas foram causados por falhas nos processos e funções, falhas estas que poderiam ter sido evitadas.

Antes de mais nada, organize sua equipe e, mesmo que seja sozinho, crie processos e funções a serem seguidos todos os dias.

Além de perceber uma melhora na performance, vai se sentir muito mais aliviado e ter uma noção clara do ponto que está e do que será preciso fazer para atingir seus objetivos.

4. Falta de conhecimento

Não somos obrigados a saber de tudo. Não podemos deixar de estudar o mercado, analisar nossos objetivos e resultados. Precisamos sempre tentar buscar o conhecimento necessário para entender o momento.

Isso não quer dizer que saberemos todas as respostas. Muitas vezes, precisamos buscar ajuda e essa necessidade não demonstra fraqueza e nem incapacidade, pelo contrário, uma pessoa que está fora do problema pode nos mostrar a solução de forma muito mais rápida e eficaz.

A falta de conhecimento pode retardar uma evolução e pode estar sendo realmente um fator determinante da falta de consistência nas vendas.

5. Falta de estratégia

Uma empresa só vai ter consistência nas vendas quando entender que a estratégia é fundamental desde o momento de escolher o primeiro canal de vendas, o primeiro produto a ser anunciado. A partir daí, com um plano bem traçado, todas as ações ficam focadas de acordo com a estratégia desenhada.

A falta de estratégia, além de trazer resultados indesejados, pode ser preponderante para o fracasso.

Diante disso, a análise desses 5 pontos se mostrou fundamental com nossos alunos e mentorados, para traçar o plano de ação e alcançar a consistência de vender todos os dias em todos os canais. São pontos que foram analisados e validados tanto nos meus negócios como em todas as empresas que mentoramos e que estão com a Universidade Marketplaces no Treinamento de Alta Performance.

Se identificou com algo que falamos? Comente abaixo ou mande um comentário. Sua opinião é muito importante.

Vamos pra cima!

Grande abraço,
Alexandre Nogueira

————

Apoiam nosso projeto:

💚 Bling ERP – O ERP mais completo do Brasil. Integrado a Marketplaces e Plataformas.

CUPOM para 4 Meses Grátis BLING + 10% de desconto até o final do Primeiro Ano:

Acesse:  http://bit.ly/bling-inscricao

Cupom: #umarketplace

💙 Melhor Envio – Facilitando a Logística de Pequenos e Médios Vendedores, envie seus produtos sem precisar de contrato.

Economize com o Frete no Melhor Envio: http://bit.ly/melhor-envio-link

💙 Tray E-Commerce  - Lojas Virtuais e Integrações com os Marketplaces

20% de desconto na primeira mensalidade.

Acesse: http://bit.ly/tray-ecommerce

Cupom: PARCEIRO20