“É tudo relacionado à sua experiência com o produto. E talvez você nem precise estar perto do produto, você pode estar falando sobre ele para alguém.” (Don Norman)

Donald A. Norman, americano nascido em 1935, hoje com 84 anos, é professor emérito de ciência cognitiva na Universidade da Califórnia em San Diego e professor de ciência da computação na Universidade Northwestern, mas seus trabalhos de hoje são, na maioria, focados na engenharia de usabilidade. 

Nos últimos tempos, muito se tem falado a respeito da “experiência do usuário”. Essa expressão trata literalmente da interação do usuário com produtos e é um fator determinante para o sucesso de um produto.

Em um mundo online, onde tudo se tornou mais dinâmico e instantâneo, estamos a um clique de distância de inúmeras opções e, por isso, a experiência que o usuário tem com o produto é o que vai, por exemplo, diferenciar dois produtos que resolvem o mesmo problema. 

Estamos falando de um conceito amplo e até óbvio, mas o pensar nos detalhes e em como podemos nos diferenciar dos concorrentes é o que vai trazer um resultado diferente para o seller. 

Para que a experiência tenha valor, não é preciso estar próximo do produto, mas ele precisa, de alguma forma, encantar. O que é fundamental é que tudo seja pensado de forma a atender exatamente o que o cliente quer ao procurar um produto. Precisa trazer, de forma simples e elegante, desde o momento de elaborar um título, o encantamento que vai fazer com que uma busca ou curiosidade se transforme em uma compra.

Para que a experiência ocorra conforme sugerido por Norman,  são necessários vários fatores. É preciso conhecer e entender o meio em que o produto está inserido: quem, de fato, é o usuário, em qual contexto ele se encontra, qual seu modo de uso.

É importante pensar que o comprador não vivencia o produto apenas quando o usa, existe toda uma trajetória que se inicia antes da aquisição. É por isso que conhecer os detalhes sobre o produto é fundamental para que o seller consiga mapear os itens necessários para conseguir vender determinado produto.

Experiências acontecem a todo momento e na grande parte do tempo não estamos refletindo sobre elas. Elas não dependem de quem está oferecendo, mas sim de como a experiência está sendo oferecida. Uma boa experiência é invisível, ela flui, permitindo uma imersão completa do usuário com o produto. A interação é realizada de forma completamente intuitiva. Qualquer interrupção pode fazer com que a experiência não seja positiva.

Boas experiências deixam suas marcas em quem as vivencia. Se seu produto é capaz de proporcionar esse tipo de situação, tenha certeza de que ele está no caminho certo, pois foi capaz de atender aos 3 requisitos básicos: utilidade (preciso usar); usabilidade (consigo usar) e desejabilidade (quero usar).

Então, busque as informações necessárias, crie personas, use todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance e tenha certeza de que está fazendo o melhor para entregar um produto que possa proporcionar uma experiência incrível para o seu usuário.

Pode ter certeza que, ao analisar esses pontos em sua empresa, ao criar um método no qual seu comprador tenha condições de ter uma boa experiência com o produto, seu sucesso será garantido!

Pense mais em como criar algo positivo do que simplesmente em copiar algo que está dando certo para outras pessoas. Não esqueça de comentar e contar pra gente como você tem feito em sua empresa e se está pensando na experiência do seu usuário.

Um grande abraço,
Alexandre Nogueira

[Nossas turmas para o Alta Performance nos Marketplaces, abrem poucas vezes ao ano, fica de olho e esteja presente na próxima, clique em: http://bit.ly/tenha-alta-performance ]

[Vamos aumentar seu faturamento e sua empresa? Contate para saber mais sobre a Mentoria, clique em: Mentoria e Consultoria para Vendas em Marketplaces Universidade ]


#ecommerce  #empreendedorismo #empreender #universidademarketplaces #empreendedorismodigital #marketplaces #viverdevendas #empreendertransforma #gerenciandoproblemas #frasedodia

————   

💰 Curso Mercado Livre Básico ao Avançado, o Caminho para Vender Muito no Mercado Livre:   

http://bit.ly/curso-meli-blog

📔Baixe o E-book de Como Vender no Mercado Livre:   

http://bit.ly/baixar-ebookmeli

🎯 Deseja ter Alta Performance nos Marketplaces, vender realmente com o caminho correto? Acesse o Link abaixo:   

http://bit.ly/tenha-alta-performance

🚨 Acompanhe o nosso Instagram:   

http://bit.ly/In-Alexandre-Nogueira

Sou Embaixador Mulheres no E-Commerce:   

Conheça o Movimento:   

http://bit.ly/Embaixador-Mulheresnoecommerce

Apoiam este Projeto:   

💚 Bling - O ERP mais completo do Brasil. Integrado a Marketplaces e Plataformas.   

CUPOM para 4 Meses Grátis BLING + 10% de desconto até o final do Primeiro Ano:   

#umarketplace   

Link para o Bling:   

http://bit.ly/bling-inscricao

💙 Melhor Envio – Facilitando a Logística de Pequenos e Médios Vendedores, envie seus produtos sem precisar de contrato.   

Economize com o Frete no Melhor Envio:    

http://bit.ly/melhor-envio-link

🧡 aFabricaweb - Especializados nas áreas de Publicidade, Marketing Digital, Gestão e Desenvolvimento. Acesse: http://bit.ly/afabricaweb-portfolio      

💙 Tray - Lojas Virtuais e Integrações com os Marketplaces   Acesse: http://bit.ly/tray-ecommerce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *