No webinar que fizemos com o Márcio Costa, CEO e Fundador da Afabricaweb, e o Vinícius Guimarães, Gerente Comercial de Marketing pela Tray, dentre vários assuntos, tratamos de estratégias simples para aumentar a conversão de boletos no e-commerce.

Uma ideia bem interessante que surtiu muito efeito, foi a de criar uma sequência de mensagens no whatsapp, na qual, duas ou três horas após o boleto ser gerado, a empresa envia uma mensagem para o comprador, já agradecendo a compra e informando que o produto está reservado e separado. Essa mensagem acaba ativando o sentimento de comprometimento do cliente e vai aumentar a conversão de pagamento dos boletos.

É importante que a plataforma escolhida pelo seller ofereça condições e ferramentas para que ele possa utilizar as estratégias sugeridas. Existem softwares de retenção de clientes, parceiros da Tray, que podem ser contratados pelo seller e já lançar essa sequência de mensagens automaticamente, aumentando a conversão dos boletos.

O Vinícius ressaltou, ainda, ajustes importantes que o seller precisa fazer. Todas as mídias são válidas para ofertar e o importante é que, com esses ajustes, fica viável a conversão. 

O primeiro ponto que podemos mudar é não colocar o CTA (call to action) do “SAIBA MAIS”. O ideal é colocar o “COMPRE AGORA”. Já que a ação que você deseja é que o cliente compre, então, seja transparente e coloque o “GARANTA O SEU” ou “COMPRE AGORA”.

Com relação ao e-mail, ele ainda é muito utilizado e eficaz. Um dos maiores “dramas” dos sellers é o famoso “unsubscribe”… Como tentar fazer com que o cliente permaneça recebendo as ofertas? Uma ideia é o seller sempre oferecer algo realmente exclusivo para determinado canal, para que a pessoa não saia da lista exatamente por não querer perder a oportunidade de receber uma oferta exclusiva.

Outro fato importante é oferecer opções para o cliente comprar, com descontos progressivos e com reais vantagens para ele optar por uma delas. Um exemplo é o que a Starbucks faz, ao oferecer 3 tamanhos de café e o cliente acaba comprando o maior com a certeza de estar fazendo um excelente negócio.

Toda compra começa com objeções e o papel de um bom vendedor é saber matar essas objeções no momento da oferta do produto, sem ser manipulador. Para saber as objeções, importante é saber as maiores dúvidas dos clientes. Isso fica fácil de saber… A maioria dos sellers já vende nos Marketplaces como Mercado Livre, B2W, Amazon, e sabe quais as maiores dúvidas de seus clientes. Com isso, consegue saber que as maiores dúvidas são as objeções.

Onde o seller pode fazer isso? Na descrição do seu produto… A descrição de um produto, elaborada de forma estruturada, é capaz de quebrar as objeções. As pessoas compram histórias, pontos positivos, benefícios dos produtos.

Além disso, depois de quebrar as objeções, o seller pode, no final do anúncio de um determinado produto, colocar uma chamada para ação (CTA) com uma oferta real de um kit, que vai trazer um ticket médio maior para o seu e-commerce.

Tudo parte da premissa de estruturar bem a descrição do produto para conseguir quebrar as objeções e as dúvidas dos clientes e, consequentemente, converter.

Falamos de estratégias simples que podem trazer resultados efetivos. Claro que o dono da loja virtual precisa conhecer seu público para poder vender seu produto, além de ter uma plataforma que ofereça possibilidade de criar essas oportunidades, mas com ações pontuais, a conversão pode melhorar significativamente.

Veja abaixo o nosso vídeo completo:

Conta pra gente quais estratégias você já usa em sua loja virtual e o que achou da dica desses feras!!

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Um grande abraço,
Alexandre Nogueira

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