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Hoje vamos falar sobre como você faz para utilizar o Catálogo do Mercado Livre, a Buybox do Mercado Livre, para você entender as regras e como você consegue vender os seus produtos que estão elegíveis para catálogo.

O catálogo do Mercado Livre veio para ficar e a tendência é que cada vez mais tenhamos ofertas em catálogo.

Antes de mais nada, o que é o catálogo?

O catálogo consiste nas ofertas que são anunciadas por mais de um vendedor. Você consegue ver essas ofertas simulando uma busca em produtos como: microondas, celulares, liquidificador. Simulando essas buscas, você vai perceber que a quantidade de ofertas tem sido cada vez maior, porque o Mercado Livre tem acelerado a catalogação.

Diferente de outros canais, onde a buybox é formada por quem cadastra primeiro a oferta, no Mercado Livre quem faz o cadastro é a própria plataforma. Assim, o Mercado Livre, tomando por base o EAN de um produto, habilita o mesmo para que o seller possa entrar e ofertar no produto.

O seller não é obrigado a ofertar no catálogo e ofertar não prejudica absolutamente nada. Por isso, recomendo que você entre com uma oferta premium e uma oferta clássica no catálogo. Com isso, o anúncio praticamente se duplica. Seu produto continua sendo achado em uma busca isolada e ele duplica para o catálogo e a oferta fica vinculada em estoque.

Esse movimento se dá porque o Mercado Livre entendeu que, em alguns momentos, a comparação de preços é interessante.

Outra pergunta comum: o catálogo vai dominar o Mercado Livre? Com o passar do tempo, produtos que não são de fabricação própria e são de grandes marcas, serão catalogados. A tendência é você se esbarrar cada vez mais com produtos catalogados na plataforma. 

É um jogo de preços e de relevância das ofertas apresentadas, ou seja, se está no full, se entrega com o Mercado Envios Flex e esses serviços terão destaque nas ofertas. A quantidade de vendas não influencia no posicionamento do anúncio, porque ele é duplicado. 

Outro ponto que tem sido muito comum: no caso de produtos com variação, como voltagem por exemplo, se você está em uma disputa com um seller que está vendendo o produto com um preço muito agressivo, ele pode ficar sem estoque e a sua oferta subir. Este é um dos motivos importantes para você participar das ofertas de catálogo.

Atenção: é muito importante, antes de você ativar a oferta de catálogo, que você confirme se o produto é realmente o que você anunciou. Já aconteceu com alunos nossos e mentorados da pessoa colocar um EAN errado ( EAN de um produto individual em um kit) e apareceu para ele a opção de se eleger para o catálogo, mas a oferta do catálogo era de um produto individual e ele se enganou… Mas o catálogo não prejudica o seller de forma alguma.

Dessa forma, participar do catálogo vai trazer benefícios para o seller. Aumenta a competitividade. O preço é importante e o valor do frete também são instrumentos decisivos para converter. Isso tudo está evoluindo e a tendência é o Mercado Livre aumentar a abrangência do catálogo.

Comece a atuar e colocar as suas estratégias porque a informação que estou passando não vai mudar, independentemente da nossa opinião.

Vamos mudar, jogar o jogo e vamos pra cima!

Grande abraço,

Alexandre Nogueira

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