A logística no e-commerce é fundamental para uma empresa ter sucesso nas vendas. Não basta somente focar em ter um grande volume de vendas sem planejar como a mercadoria chegará ao cliente final. Toda empresa de sucesso tem um bom fluxo logístico personalizado para atender suas próprias necessidades e demandas. Então, entender seu negócio é o primeiro passo para construir um processo logístico eficiente. No e-commerce é importante manter tudo organizado e identificado para não perder prazos de envio dos produtos ou enviar o produto errado. Assim, evitará clientes insatisfeitos, reclamações e perda da reputação. Vamos ao primeiro tópico.

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Planejamento

Antes de começar a anunciar e vender nos marketplaces, planeje a logística para que quando a demanda vier o fluxo ocorra da maneira correta e sem atrasos. Portanto, identifique cada etapa desde a chegada da mercadoria vinda do fornecedor até a saída para o envio ao cliente. Não copie a operação de outras empresas, mas veja o que faz sentido aderir para o seu cotidiano. Criando processos personalizados para atender seus produtos e demandas.

Gestão e controle de estoque

Consiste na identificação, registro e acompanhamento dos itens armazenados. Dessa forma, evita a venda de produtos não disponíveis ou com defeitos. Além de facilitar promoções, negociações e entender quais itens são mais e menos vendidos. Contudo, organizar um processo logístico significa ter controle: sobre o que entra e o que sai no controle de estoque, sobre o que você vende e o que você recebe, sobre o que é entregue e o que retorna. Por isso, é recomendado que se utilize softwares específicos para centralizar todas essas informações e, com isso, conseguir uma logística mais eficiente.

Armazenagem de produtos

Atente-se a essa etapa. Um produto mal armazenado para estragar ou quebrar e assim, você perde o investimento feito. Pesquise como um estoque para seu nicho é feito e em que condições os produtos devem ser armazenados para garantir que cheguem em perfeito estado ao cliente. Então, condições como espaço ideal dos produtos, clima, catalogação de itens e disposição para facilitar sua saída são essenciais. Pense sobre cada um e como poderia fazer da melhor forma.

Separação dos produtos para o envio

É a hora de separar os pedidos para enviar ao cliente. Seguindo as etapas acima, você facilitará a vida de quem for recolher os itens no estoque. Verifique se os produtos estão em perfeito estado, e dependendo do nicho, faça o teste de funcionamento. Para itens de eletrônicos, por exemplo, testes são bem importantes.

Embalagem do pedido

Com todos os itens do pedido em mãos e conferidos, hora de acomodá-los dentro da embalagem. Para envios no e-commerce, geralmente, são usados caixas de papelão, plástico-bolha e muita fita adesiva para fechar tudo. Assim, avalie como embalar o produto da melhor forma para protegê-lo no percurso. Dessa forma, se preciso, compre de concorrentes que vendem algo semelhante ao seu para entender como eles embrulham e ter uma ideia para seu negócio.

Frete para chegar rápido e barato

O brasileiro adora um frete grátis ou com grande desconto. Por isso, faz parte da logística da sua loja pensar sobre isso. Se você vende em marketplace, a plataforma disponibiliza diversas formas de envio, que podem facilitar sua vida e a do cliente. Já para lojas virtuais independentes, busque conhecer transportadoras e fechar parcerias para diminuir o custo e agilizar as entregas.  

Logística Reversa

Não podemos esquecer da logística reversa dentro do processo logístico. As trocas e devoluções acontecem bastante pela internet. Por isso, planeje  como será a logística reversa para que saiba como realizar trocas e devoluções no menor tempo e custo possível.

Curtiu as dicas? Conta pra gente nos comentários como está sendo a organização do seu e-commerce! Queremos muito conhecer mais sua empresa e ajudar no que for necessário! Vamos juntos!

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