Para quem deseja começar a vender online, essa é uma das dúvidas mais recorrentes na hora de começar. Visto que cada um tem suas vantagens e desvantagens. Tudo vai depender do seu objetivo e verba disponível para investimento inicial. Neste artigo vamos te ajudar nessa escolha tão importante. A loja virtual tem suas vantagens, como ser um canal próprio de venda, menor comissão, fortalecimento da marca e sem regras de marketplace. Porém, o investimento inicial e de manutenção da plataforma é maior do que nos marketplaces. Além de ter que investir em marketing para gerar tráfego no site e vender de fato. Outras preocupações ao abrir uma loja virtual é com as formas de pagamento, logística, e criar um ambiente seguro para o cliente. Tudo isso é investimento tanto de tempo quanto financeiro. Devido a isso, muitas empresas escolhem começar nos marketplaces e depois, se valer a pena criar sua própria loja virtual.

Vantagens de vender nos marketplaces

Maior visibilidade

Os grandes marketplaces possuem boa reputação e confiança do público, por isso já têm alta taxa de tráfego, ou seja, clientes acessando por dia. São a primeira busca quando os consumidores buscam o que precisam. Ao criar sua loja no marketplace, você já começa com acesso mais fácil a potenciais compradores.

Sem mensalidade ou taxa de inscrição

O cadastro é gratuito e rápido. Não tem mensalidade. Geralmente, a comissão é por porcentagem sobre a venda e o vendedor recebe na conta o pagamento já descontado.

Menor custo no investimento inicial

Como citamos nos tópicos anteriores, os marketplaces proporcionam estrutura, logística, formas de pagamentos e diversos itens que minimizam seu investimento na plataforma digital.  A preocupação da sua empresa será em quais produtos investir, qual estoque manter e atender bem o cliente.

Menor investimento

Com os marketplaces, a estrutura necessária para vender online já está montada. Você só precisa se cadastrar gratuitamente e anunciar os produtos da sua loja. O custo de investimento é menor porque não tem que criar uma loja virtual do zero tendo que arcar com designer, compra de domínio, manutenção do site, etc.

Soluções prontas

Além do menor investimento, os marketplaces costumam ter soluções logísticas para facilitar o dia a dia do vendedor. Por exemplo, cupons de desconto, frete grátis, diversas formas de pagamento, canal de atendimento ao cliente, entre outros.

Segurança nas vendas

Os marketplaces promovem a segurança no pagamentos e recebimentos, garantindo que ambas as partes sejam beneficiadas, tanto o vendedor com seu pagamento quanto o cliente recebendo a mercadoria que comprou em perfeito estado. Assim, evita vendas enganosas, produtos de baixa qualidade, e golpes de forma geral.

Animado para começar a vender online? Conta pra gente nos comentários por onde irá começar e qual sua expectativa! Queremos te encorajar a começar e vender muito! Até mais, gente!