Mercado Livre restringe acesso de vendedores ao número de contato dos clientes!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Nova regra pode dificultar proatividade dos sellers, mas irá garantir a segurança no processo de compra do cliente, mantendo-o no site na hora de documentar problemas. ⁣ ⁣ Resta ao comerciante do Marketplace a adaptação ao novo cenário, deixo minha opinião do melhor a se fazer nesse primeiro momento, conta também pra gente como vai ser essa mudança para você ai nos comentários ⁣ ———— ⁣ Sou Embaixador do Movimento Mulheres no E-Commerce ⁣ Conheça e participe: ⁣ 👩‍🦰👩🏼‍🦰👩🏿‍🦰 @mulheresnoecommerce ⁣ Apoiam nosso projeto: ⁣ 💚 @blingerp ⁣ 💙 @melhor_envio ⁣ 🖤 @nubimetricsbrasil ⁣ 🧡 @aFabricaweb ⁣ 💙 @trayecommerce ⁣ 📦 @soulog.fulfillment ⁣ 🧡 @profissao_ecommerce ⁣ #ecommerce #empreendedorismo #empreender #universidademarketplaces ⁣ #viverdevendas #mercadolivreplatinium #mercadolivre #caudalonga #mercadolivrebrasil #marketplaces

Uma publicação compartilhada por Universidade Marketplaces Ale (@alevnogueiraa) em

A comunicação comerciante e comprador é essencial desde quando o comércio é comércio, atender bem não é somente ofertar bons preços ou entregar bons produtos, apesar de as duas coisas ter peso e relevância muito grande para quem trabalha com vendas; não é de hoje que os cliente priorizam  a experiencia de compra, levando em conta a maneira como são tratados pelo vendedor, o ambiente da loja seja ela presencial ou virtual e o quanto o momento depositado nessa compra foi relevante para sua vida dali em diante. A partir disso empresas e autônomos passaram a investir atenção e cuidado na hora de se comunicar com os clientes, procurando a proximidade na hora de resolver problemas, e informar com precisão a utilização de determinado produto.
Enquanto nos Marketplaces, as plataformas precisam ter a visualização desse atendimento, para tentar manter o cliente dentro do seu canal, assim como garantir a segurança e bem estar do comprador.

Conciliar essa parte das vendas tem sido um momento conflituoso entre canais e vendedor.
Recentemente O Mercado Livre anunciou que a partir do dia 03 de março, os sellers não terão mais acesso aos números de telefone dos clientes na plataforma, restringindo essa aproximação entre vendedor e cliente.

Por qual motivo o Marketplace dificultará o contato entre seller e comprador?

Essa pergunta passa todos os dias na minha cabeça e na de muitos vendedores.
Seria uma tentativa de proteger o comprador e tentar garantir a segurança no processo de compra ou trata-se de um medo do canal em perder o comprador, para outro canal de vendas do vendedor?!

Vale lembrar que isso já acontece nas vendas de fulfillment. Com essa mudança teremos o contato restrito ao campo de mensagens com o comprador, e é aí que temos um grande problema, muitos compradores não acessam o campo de mensagens, outros quando acessam, normalmente abrem uma reclamação que é fator decisivo na reputação do vendedor.

Acredito que não só o Mercado Livre, mas os demais Marketplaces deveriam buscar a educação do seller e a formação de pós venda dele.
Qual será a motivação o vendedor terá para realizar um atendimento proativo?  Se com passar do tempo ele fica mais reativo, reagimos a um problema, reagimos a uma dúvida do cliente, reagimos a algo que já aconteceu, como ter por antecipação a eficiência se está cada vez mais restrito a ligação direta com o cliente?

Em relação a migrar esses contatos para um outro canal, deixo uma pergunta aos gestores dos Marketplaces:
Por qual motivos, e/ou quais são as possibilidades de um cliente trocar o seu canal de venda?

Acredito que dificilmente um comprador trocará o Magazine Luiza, Americanas, Mercado Livre, pois cada canal tem as suas vantagens, benefícios e acima de tudo eles buscam a segurança que cada um destes canais lhe passa.

Para a segurança no processo de compra, sugiro:

Criem processos que validem o seller, qualifique ele para que possa ter acesso aos clientes de forma mais ativa, com isso os melhores e mais ativos sellers serão beneficiados, mas acima de tudo isso, todos os vendedores terão um estímulo a mais para atender bem os seus clientes.

#ecommerce #empreendedorismo #empreender #universidademarketplaces #mercadolivre

#comunicaçãoempresarial #marketplaces

————

Sou Embaixador do Movimento Mulheres no E-Commerce

Conheça e participe:

👩‍🦰👩🏼‍🦰👩🏿‍🦰 @mulheresnoecommerce

Acesse: http://bit.ly/Embaixador-Mulheresnoecommerce

Apoiam nosso projeto:

💚 @blingerp - O ERP mais completo do Brasil. Integrado a Marketplaces e Plataformas.

CUPOM para 4 Meses Grátis BLING + 10% de desconto até o final do Primeiro Ano:
Acesse:  http://bit.ly/bling-inscricao

💙 @melhor_envio Melhor Envio – Facilitando a Logística de Pequenos e Médios Vendedores, envie seus produtos sem precisar de contrato.
Economize com o Frete no Melhor Envio: http://bit.ly/melhor-envio-link

🖤 @nubimetricsbrasil Nubimetrics - Inteligência de Dados de Mercado – Saiba o que vende e quando vende no Mercado Livre.
15 dias Grátis para usar acesse: http://bit.ly/nubimetrics

🧡 @aFabricaweb – Especializados nas áreas de Publicidade, Marketing Digital, Gestão e Desenvolvimento.
Acesse: http://bit.ly/afabricaweb-portfolio

💙 @trayecommerce - Lojas Virtuais e Integrações com os Marketplaces
Acesse: http://bit.ly/tray-ecommerce

📦 @soulog.fulfillment - Empresa de Fulfillment armazenagem e expedição de produtos
Conheça a Soulog: http://bit.ly/soulog-full

🧡 @profissao_ecommerce  -

E se você busca se aprofundar, e torna-se um profissional no E-commerce e nos Marketplaces clica no ler mais e vem aproveitar nossos cursos sobre Mercado Livre, B2W, Magalu e tanto outros canais de vendas 😉

💰 Curso Mercado Livre Básico ao Avançado, o Caminho para Vender Muito no Mercado Livre:   

http://bit.ly/curso-meli-blog

📍 Acesse Abaixo:   

📝 TREINAMENTO GRATUITO SOBRE MERCADO LIVRE E LOJA VIRTUAL:   

http://bit.ly/curso-gratis-meli  

   

📔Baixe o E-book de Como Vender no Mercado Livre:   

http://bit.ly/baixar-ebookmeli

🎯 Deseja ter Alta Performance nos Marketplaces, vender realmente com o caminho correto? Acesse o Link abaixo:   

http://bit.ly/tenha-alta-performance   

   

🚨 Acompanhe o nosso Instagram:   

http://bit.ly/In-Alexandre-Nogueira   

   

🔥 Acesse nossos |Grupos de WhatsApp|   

http://bit.ly/unigruposwhatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *