O contato entre seller e comprador, por que tantas dificuldades nos marketplaces?

Por qual motivo os Marketplaces dificultam o contato entre seller e comprador?

Essa pergunta passa todos os dias na minha cabeça e na de muitos vendedores.
Seria uma tentativa de proteger o comprador e tentar garantir a segurança no processo de compra ou trata-se de um medo do canal em perder o comprador, para outro canal de vendas do vendedor?!
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O Mercado Livre anunciou que a partir do dia 03 de março, os sellers não terão mais acesso aos números de telefone dos clientes, vale lembrar que isso já acontece nas vendas de fulfillment. Com essa mudança teremos o contato restrito ao campo de mensagens com o comprador, e é aí que temos um grande problema, muitos compradores não acessam o campo de mensagens, outros quando acessam, normalmente abrem uma reclamação que é fator decisivo na reputação do vendedor.

Acredito que não só o Mercado Livre, mas os demais Marketplaces deveriam buscar a educação do seller e a formação de pós venda dele.
Qual será a motivação o vendedor terá para realizar um atendimento proativo?  Se com passar do tempo ele fica mais reativo, reagimos a um problema, reagimos a uma dúvida do cliente, reagimos a algo que já aconteceu, como ter por antecipação a eficiência se está cada vez mais restrito a ligação direta com o cliente?

Em relação a migrar esses contatos para um outro canal, deixo uma pergunta aos gestores dos Marketplaces:
Por qual motivos, e/ou quais são as possibilidades de um cliente trocar o seu canal de venda?

Acredito que dificilmente um comprador trocará o Magazine Luiza, Americanas, Mercado Livre, pois cada canal tem as suas vantagens, benefícios e acima de tudo eles buscam a segurança que cada um destes canais lhe passa. 

Para a segurança no processo de compra, sugiro: 

Criem processos que validem o seller, qualifique ele para que possa ter acesso aos clientes de forma mais ativa, com isso os melhores e mais ativos sellers serão beneficiados, mas acima de tudo isso, todos os vendedores terão um estímulo a mais para atender bem os seus clientes.

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