Preciso ter estoque para começar?

Muitas pessoas me perguntam “Alexandre, preciso ter um GRANDE estoque antes de começar a vender?”.  

Antes de dizer o que eu respondo pra elas, que tal se inscrever no meu canal do youtube e me seguir no instagram? Assim você não perde nenhum conteúdo importante que eu publicar por lá. 🙂 


A resposta é
não. Você não precisa ter estoque próprio dos produtos que vende! 

“Ué, Alexandre. Então como vou ganhar dinheiro vendendo online?” 

Para responder isso, vou te apresentar 2 soluções de logística que não precisam necessariamente de estoque: 

 

1- CROSS DOCKING: 

Funciona assim: você anuncia os produtos e quando faz a venda, recebe ou busca nos fornecedores de maneira rápida e depois posta para seus clientes. 

Esse tipo de logística diminui a sua margem de erro, afinal você evita estocar produtos que não vendem. E com o tempo, quando perceber que está vendendo muito repetidamente, aí sim vale a pena ter um estoque!

É preciso escolher fornecedores confiáveis e que realmente conseguem te entregar a tempo, afinal, no Mercado Livre, você precisa postar o produto em até 24h. Já na Amazon, em 48h. E na Elo7 ou OLX você não tem essa necessidade de prazo.

2- DROP SHIPPING:

Esse método ficou muito famoso quando as pessoas compravam produtos da china e enviavam para o Brasil. Isso ainda é possível, mas utilizando loja virtual. Os marketplaces não gostam muito desse tipo de logística, tanto que eles possuem prazos curtos para a postagem do produto.

Mas existem fornecedores que estão dispostos a vender e mandar direto para o seu comprador, isso é o drop shipping. Porém, o grande impedimento é que o Mercado Livre fornece a etiqueta para VOCÊ enviar pelo correio, não para o seu fornecedor.

Então, para não ter problemas em postar a etiqueta, eu recomendo que utilize esses fornecedores somente se eles estiverem dentro da sua cidade ou num raio próximo de distância (no máximo 60km).

Os dois modos minimizam os erros de estocar produtos que não vendem. Assim você vai sentindo o mercado e evoluindo! 

 

Abraços e até a próxima!

 

2 comentários em “Preciso ter estoque para começar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *