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Hoje vamos falar dos primeiros passos importantes para que uma loja física comece a vender online. 

Isso não é “achismo”, mas o que temos sentido em alguns negócios que mentoramos e estão vindo do mundo físico para o online. Vou passar, abaixo, os pontos importantes:

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Vamos falar dos primeiros passos que validamos em nossas mentorias para que uma loja física comece a vender online. ⁣ ⁣ 1 – Produtos⁣ O primeiro ponto importante é que, quem tem loja física, já tem empresa estabelecida e já tem os produtos para vender. ⁣ ⁣ 2 – Cuidado com o estoque⁣ ⁣ Se você está começando agora e não quer gastar energia para ter um único ERP, recomendo que trabalhe com itens com maior profundidade e que faça baixas manuais de acordo com as vendas.⁣ ⁣ 3 – Divida o seu tempo e a sua Equipe⁣ Algumas pessoas começam com uma equipe muito enxuta e acabam não tendo tempo de evoluir no mundo online. O ideal é dividir seu tempo e tirar alguma pessoa do mundo físico para se dedicar exclusivamente para o online ou contratar uma pessoa.⁣ ⁣ 4 – Comece pelos Marketplaces⁣ Muitos lojistas acabam abrindo direto uma loja virtual e isso despende muita energia e dinheiro. Recomendo que comece pelos três maiores marketplaces: Mercado Livre, B2W e Magazine Luiza. O planejamento é fundamental.⁣ ⁣ Temos observado, com as mentorias, que com o planejamento correto, conseguimos tirar negócios do zero e alcançar patamar excelente de faturamento em pouco tempo.⁣ ⁣ Nosso vídeo traz outras sugestões de estratégias para você ter uma harmonia no seu negócio. ⁣ ⁣ Conta pra gente como você está fazendo com essa situação de trazer o mundo físico para o online e, se quiser saber como funciona nossa mentoria, manda um direct.⁣ ⁣ ⁣ —————————⁣ ⁣ #ecommerce #venderonline #empreendedorismo #marketplaces #lojafisica #lojavirtual #gerenciamentoempresa #mercadolivre #b2w #amazon #carrefour #magazineluiza #parceiromagalu #apoieocomerciolocal #universidademarketplaces #aprendaavender #mentoria⁣ ⁣ Apoiam nosso projeto:⁣⁣ 🎓 @uni_mktplaces⁣⁣ 🧡 @aFabricaweb⁣⁣ 💙 @trayecommerce⁣⁣ 💚 @blingerp⁣⁣ 💙 @melhor_envio ⠀

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1 – Produtos

O primeiro ponto importante é que, quem tem loja física, já tem empresa estabelecida e já tem os produtos para vender, o que faz com que o lojista consiga sai na frente. Não acho que você tenha que, em um primeiro momento, mudar de nicho, mas sim ver como uma oportunidade de sair na frente com o que você tem em mãos.

2 – Cuidado com o estoque

O ideal é que você entenda se o ERP do seu negócio físico conversa com algum ERP do mundo online, ou se você tem opções de transformar sua loja com um único sistema.

Atualmente, existem opções de ERP que “conversam” tanto com loja física como online, mas algumas particularidades do seu negócio podem te impedir de mudar de sistema e isso pode, em algum momento, gerar um conflito de estoque.

Se você está começando agora e não quer gastar energia com isso, recomendo que trabalhe, no início, com itens nos quais a sua profundidade é um pouco maior e que faça baixas manuais no final do dia, usando, no mundo online, os mesmos códigos que utiliza em sua loja física para facilitar esse tipo de serviço.

Importante que você sempre respeite a venda do online e do mundo físico. Assim que vender um produto no mundo físico, é recomendado que seja dado baixa no online e crie uma rotina, antes de abrir a loja, de olhar os pedidos do online para que não tenha problemas com cancelamentos que vão prejudicar a sua evolução.

3 – Divida o seu tempo e a sua Equipe

Algumas pessoas começam com uma equipe muito enxuta e acabam não tendo tempo de evoluir no mundo online, por conta das tarefas diárias que uma loja física demanda. Pode acontecer, com isso, de ter a sensação que as vendas online não estão acontecendo como idealizado. 

O ideal é dividir seu tempo entre o balcão e o mundo online e, de preferência, tirar alguma pessoa do mundo físico para se dedicar exclusivamente para o online ou contratar uma pessoa.

4 – Comece pelos Marketplaces

Muitos lojistas acabam abrindo direto uma loja virtual e isso despende muita energia e dinheiro. 

O que recomendo é que faça um planejamento de onde vender seus produtos. De preferência, comece pelos três maiores marketplaces: Mercado Livre, B2W (Americanas, Submarino, Shoptime), Magazine Luiza. Dependendo do seu nicho, outros marketplaces podem ser necessários, mas, na maioria das vezes, esses canais são os melhores para começar.

O planejamento é fundamental para dar certo a venda online. Temos observado, em empresas que atendemos com as mentorias, que com o planejamento correto, conseguimos tirar negócios do zero e alcançar patamar de um excelente faturamento em pouco tempo, apenas fazendo alguns ajustes durante o caminho.

No mais, o online e o físico se complementam e não existe uma necessidade de criar uma disputa entre eles. No início, pode ocorrer um certo desconforto com os funcionários da loja física, que podem pensar que o online vai competir com eles. Diante disso. podemos criar estratégias para que tudo funcione em harmonia. Uma ideia validada e testada por nós e que sempre funciona bem, é criar uma meta no online que, se atingida, traz uma premiação para os funcionários da loja física. Com isso, você passa a ter pessoas comprometidas em cuidar do estoque para evitar furos e até gerar mais vendas no caso de uma opção de retirar na loja. Assim, seus funcionários conseguem entender que o online, ao contrário de ser uma ameaça, passa a ser um aliado que pode trazer mais rendimentos. 

Existem outras coisas que podem ser feitas, mas acredito que ao cuidar dos pontos acima você já terá um norte para guiar suas decisões. O importante é não deixar de planejar e executar.

Conta pra gente como você está fazendo com essa situação de trazer o mundo físico para o online e, se quiser saber como funciona nossa mentoria, é só clicar no link acima.

Grande abraço,

Alexandre Nogueira

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